O nível de desenvolvimento real de uma criança define funções que ainda não amadureceram , mas que estão em processo de maturação . Caracteriza o desenvolvimento mental retrospectivamente , enquanto a zona de desenvolvimento proximal caracteriza o desenvolvimento mental prospectivamente . O estado de desenvolvimento mental de uma criança só pode ser determinado se forem revelados os seus dois níveis : o nível de desenvolvimento real e a zona de desenvolvimento proximal ( a zona de desenvolvimento proximal hoje , será o nível de desenvolvimento real amanhã ) . Existem relações dinâmicas altamente complexas entre os processos de desenvolvimento e de aprendizado , as quais não podem ser englobadas por uma formulação hipotética . Todas as concepções correntes da relação entre aprendizado e desenvolvimento em crianças podem ser reduzidas a três grandes posições teóricas:
1ª Concepção: centra-se no pressuposto de que os processos de desenvolvimento da criança são independentes do aprendizado . O aprendizado é considerado um processo puramente externo que não está envolvido ativamente no desenvolvimento (ele simplesmente se utilizaria dos avanços do desenvolvimento ao invés de fornecer um impulso para modificar seu curso). o desenvolvimento ou a maturação são vistos como uma pré-condição do aprendizado , mas nunca como resultado dele.
2ª Concepção: aprendizado é desenvolvimento : o desenvolvimento é visto como o domínio dos reflexos condicionados , não importando se o que se considera é o ler , o escrever ou a aritmética , isto é , o processo de aprendizado está completa e inseparavelmente misturado com o processo de desenvolvimento .
São verificadas três diferenças nessas duas concepções , quanto às relações temporais entre os processos de aprendizado e desenvolvimento: 1) os ciclos de desenvolvimento precedem os ciclos de aprendizado , a maturação precede o aprendizado e a instrução deve seguir o crescimento mental. 2) os processos ocorrem simultaneamente : aprendizado e desenvolvimento coincidem em todos os pontos , da mesma maneira que duas figuras geométricas idênticas coincidem quando sobrepostas.
3ª Concepção: tenta superar os extremos das outras duas, simplesmente combinando-as ( ou seja, um processo influencia o outro ) , portanto , eles tem algo em comum . Através dessa última concepção pode-se concluir que : os dois processos anteriores tem algo em comum ; - os dois processos anteriores que constituem o desenvolvimento são inter-agentes e dependentes ; o amplo papel que a teoria atribui ao aprendizado no desenvolvimento da criança ( o que leva um velho problema pedagógico : o da disciplina formal e o problema da transferência -o aprendizado numa área em particular influencia muito pouco o desenvolvimento como um todo.
(Caos Markus)
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REMETENTE e DESTINATÁRIO alternam-se em TESES e ANTÍTESES. O ANTAGONISMO das CONTRADITAS alçando vôo à INTANGÍVEL verdade.
quarta-feira, 1 de janeiro de 2014
SEXTA-FEIRA, 31 DE JANEIRO DE 2014: "HOJE, O PRÓXIMO DO AMANHÃ"
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