
REMETENTE e DESTINATÁRIO alternam-se em TESES e ANTÍTESES. O ANTAGONISMO das CONTRADITAS alçando vôo à INTANGÍVEL verdade.
quarta-feira, 27 de junho de 2012
SÁBADO, 14 DE JULHO DE 2012: "DELIBERADAMENTE, O POVO"

SEXTA-FEIRA, 13 DE JULHO DE 2012: "ANTEVISÃO"

QUINTA-FEIRA,12 DE JULHO DE 2012: "MARXISMO, RESGATE DO HOMEM NA HISTÓRIA"

O marxismo, realista, não teme, a cada contexto, evocar uma racionalidade, uma concepção positivista da ciência, ou até mesmo um irracionalismo voluntarista da violência, em teorias que se aliam à técnica totalitária da tomada e da conservação do poder, ou seja, à recondução da dominação.
Em antagonismo a uma história deduzida diretamente do conceito do materialismo histórico, sugestiva é a proposta de resgatar uma outra história, na qual as sequelas do sofrimento do passado permaneçam presentes em seus feitos; resgate do homem na sua propria história.
A tradução do sofrimento em concepções universais e abstratas torna-o sem voz, desprovido de significado. Não se trata da piedade piegas de um suposto revolucionário qualquer, mas sim da real compaixão. Eis, então, o verdadeiro revolucionário compreendendo a conexão entre compaixão e política. Aquele, ao contrário, exalta o sofrimento do povo e, ao mesmo tempo, o submete à mais cruel repressão. Se a compaixão é um compadecimento, a sua efetiva identificação se perfaz com a angústia do indivíduo face o sofrimento alheio. Porque sua força reside no fato de estar unida a um ser particular, único, não podendo, assim, ser generalizada. Ela é uma tristeza que reconhece e compartilha o mesmo sofrimento dos demais, sendo levada, portanto, a querer o seu próprio fim.
A emancipação não é possível se, limitada, apenas genericamente alvo de sua própria busca.
Diversamente, pela compaixão, surge a liberdade do indivíduo, na medida em que é nele que se concentra o conflito entre a autonomia da razão e as forças obscuras e inconscientes que invadem esta razão.
(Caos Markus)
terça-feira, 26 de junho de 2012
QUARTA-FEIRA, 11 DE JULHO DE 2012: "CO-INCIDIR"

domingo, 24 de junho de 2012
TERÇA-FEIRA, 10 DE JULHO DE 2012: "JOGRAL POLÍTICO"

Sem República nem Pacto Federativo algum, já conspurcadas as instituições (as públicas, notadamente), o quê agora assistimos é o II Ato. Explico. A DIREITA, com "experiência em Carteira", terceirizou a oposição. E o fez no I Ato: da coxia, sussurrou o script à "ESQUERDA", que nada mais buscava senão as feéricas luzes do holofote do poder. Depois, do camarim, ensaiado o jogral político, ambas ocupam o palco, revezando-se entre protagonistas e coadjuvantes da peça cujo enredo, pleno de improvisações, permite interagir com a platéia. Nós outros, brasileiros de todas as plagas e rincões, interioranos, metropolitanos e suburbanos, pagamos de bom grado pelo espetáculo interativo. Preço: o voto.
(Caos Markus)
SEGUNDA-FEIRA, 9 DE JULHO DE 2012: "DIALÉTICA DO SECTARISMO"

Há pessoas que pertencem à dimensão da Ciência. 'Partidos', o vocábulo já assim epressa, são 'secções'. Por isso, partidários políticos são sectários.
Eu, como marxista-darwinista que sou, entendo que na dialética do materialismo-histórico (dinâmico, sempre) temas como 'pena de morte' são absolutamente pertinentes. O quê não se deve admitir é esse arremedo de marxismo, estagnado pelo reducionismo da hipocrisia moralista do proselitismo demagogo.
(Caos Markus)
SÁBADO, 7 DE JULHO DE 2012: "DOCUMENTO PROBATÓRIO"

Assinar:
Postagens (Atom)