REMETENTE e DESTINATÁRIO alternam-se em TESES e ANTÍTESES. O ANTAGONISMO das CONTRADITAS alçando vôo à INTANGÍVEL verdade.
sábado, 1 de agosto de 2009
SEGUNDA-FEIRA, 17 DE AGOSTO DE 2009:"MATURA A IDADE"
Eu não desperdiço lágrimas: me arrepio todo e, passional como um latino autêntico, mergulho em pranto com “Perhaps Love”, no vozeirão hispânico de Plácido Domingo , mui bem temperado com veludo country do sussurro romântico de John Denver. E Piazzola me faz lembrar uma outra época de um outro lugar onde jamais estive:“Adios Nonino” é comovente, “Verano Porteño” faz de mim um estrangeiro, quase que à maneira de um Camus; o bandoneon do argentino enleva minh’alma, assim mesmo, com direito à apóstrofo parnasiano sem modernismo algum, mais Bilac que Raul Bopp.
Misantropo, ou quase isso tenho alguma aversão ao lugar-comum vulgar e erroneamente denominado “sociedade”. Essa paúra ,esse desespero de gentes hostis, essa maldade reinante...isso tudo jamais me faria chorar. Sou mesmo um sentimental e acho isso bastante natural, porém, sou avesso às lágrimas de crocodilo desse bicho-homem, besta-fera que quis inventar um mundo difícil e cruel só para justificar a piedade e a justiça; ora, não haverá nada mais justo que a exata noção de equilíbrio, de harmonia, atributo que da divina criação parece apenas humano ser não mais conservar.
Não há outra genialidade comparável à dos músicos...esse poder de contágio, essa gratuidade no convencimento...a linguagem que rompe os limites dos discursos a da retórica política da simples sobrevivência para alçar vôo à infinitude da existência.
É disso que o mundo precisa. A vida em plenitude é toda a essência revelada em poesia. E o que é o verso senão cadência , harmonia, em ruptura à inércia do sentimento não experimentado ? Stravinsky compõe, de certa forma, versos em sua exótica melodia “A Sagração da Primavera”, quando, em harmonia constrangedora e com ritmos violentos, retrata pela música meio dissonante um sacrifício humano para celebrar a renovação da Terra. Nele moços e moças dançam, jovens como a primavera, para no fim um deles morrer. Igor Stravinsky tem esse dom, a ambigüidade do poeta que pela música enlouquece, mas também é capaz de erguer o ouvinte aos céus.
Quando Alfonsin assumiu o poder na argentina, eu chorei. Chorei porque a notícia foi dada ao som de “Dont” cry for me Argentina”. Naquele dia eu não era mais brasileiro ou portenho ou latino, somente eu ganhava nova identidade, um cidadão do mundo, com lenço e documento - um passaporte para a viagem do espírito peregrino.
No entanto, por quem os sinos dobram nesse miserável cotidiano de tribos urbanas ? Por que esse lamento, essa lamúria pelo leite derramado ? Afinal numa terra em que se plantando tudo dá, por que deixar a erva daninha vingar dona desse imenso latifúndio ?
Eu até gostaria de ser mais sensível aos males que afligem essa página de sangue do livro em que escreve o história do Brasil, ou melhor, que retratam a triste condição de alienados - na mais pura acepção da palavra - em que se tornou a imensa maioria dos brasileiros; contudo, já não sou mais capaz da lidar com os mesmíssimos problemas de quando eu ,ainda eu adolescente, era chamado “um revoltado”. Não é a maturidade propriamente dita, pois que se fosse isso eu seria agora forçado a concluir que, ao contrário de mim, muita gente voltou à puberdade, entendida essa como aquela fase em que todos são revoltados. Ou hoje a grita não é geral ? Ou hoje quarentões ou cincoentões não se queixam de tudo e todos, resumindo um país exclusivamente pelo que ele tem de ruim ? O masoquismo, esse sim já não me convém; o altruísmo e o estoicismo , esses sim já não fazem mas parte de minha ideologia, se é que ainda tenho uma, se é que mundo necessita verdadeiramente de alguma.(Marcus Moreira Machado)
DOMINGO,16 DE AGOSTO DE 2009:"A POBREZA EXPANDIDA"
No Brasil, compreendida a "crise" como provisória circunstância, ela é, de fato, o reflexo imediato da "má administração do desenvolvimento e da mudança".
O país, agora um simples espectador da sofisticada tecnologia estrangeira, ainda não alcançou a fundamental "liderança técnica" que, a despeito da superação da "crise", possa garantir-lhe a "competência " como defesa às imprevisões futuras. Nesse aspecto, o Japão soube "copiar" a tecnologia norte-americana, adquirindo-a, sistematicamente, através de sucessivos "contratos de licenciamento", privilegiando-os sobre os investimentos estrangeiros.
É de compreender-se que a formação de estoques de capitais é uma "decisão humana" específica, comportando a aquisição do conhecimento como base do processo. Porém, sem o aprimoramento das "estruturas internas políticas e econômicas", não há que se falar em conversão dos recursos em melhor economia e mais organizada sociedade, pois que a criação da riqueza provém de anterior difusão do conhecimento, a partir do restabelecimento das instituições criadoras dessa mesma riqueza.
Modernamente, contrariando o período inicial da exportação do capital, em que o financiamento se operava pelos recursos exportados do país investidor, a mobilização desses recursos é feita no próprio mercado do investimento, diminuindo substancialmente as transferências de capital do país originariamente investidor. Obviamente, a "complementação" se faz pela participação financeira governamental e dos bancos de investimentos.
Colaborando, também, com a escassez dos estoques de capitais, os subsídios aos bens importados, indiretamente, através da isenção de impostos, repercutem na economia nacional, depauperando-a ainda mais, posto que, aumentando a competividade do produto estrangeiro, leva o país à ociosidade e ao desemprego, em verdadeira discriminação contra a indústria nacional. E, mesmo que o mecanismo adotado seja a redução das alíquotas de importação, diminuída a produtividade interna, subtrai-se a capacidade das reservas cambiais.
Ora, se existir de fato a pretensão de erradicar-se a inflação, sem o receio de conseqüente recessão, há que se promover, seja qual for o governo, reformas estruturais capazes de intervir definitivamente para a aquisição de "Know-how", impedindo-se o monopólio da pesquisa que determina a “transferência" de tecnologia apenas pelo pagamento de "royalties".
A má administração do desenvolvimento e da mudança, mais uma vez é a responsável pelo longo período de transmissão denominado "crise", considerando-se aqui não a impossibilidade e sim a falta de decisão humana ou, mais apropriadamente, a ausência de vontade política.
Coniventes ou não, os governos de países subdesenvolvidos têm permitido que esses se tornem "plataformas de exportação", expressão utilizada por Celso Furtado para explicar a estratégia dos países desenvolvidos que, procurando se instalar em áreas onde os salários são baixíssimos, empreendem a reconquista do mercado interno a partir do corte do custos de produção. Proclamar severo combate aos oligopólios sem observar a natureza da concorrência oligopolista, será sempre discurso sem conteúdo, desatento ao modo como as grandes empresas, através dos "holdings", procuram expandir-se pelas nações pobres. Diversamente, o incentivo fiscal e tributário às pequenas empresas é forjar a imprescindível "identidade econômica" de que precisa não apenas o Brasil, mas todos os países hoje dependentes das nações economicamente desenvolvidas.
A contradição que se verifica nas nações do mundo subdesenvolvido, coexistindo, lado a lado, abundância de matérias-primas, poderosa força de trabalho, e a extrema pobreza traduzida pala mendicância e prostituição, é, deveras surpreendente. Mas, identificados os males, cabe reconhecer as suas causas; não há cabimento, no caso, para o fatalismo que apregoa total carência de infra-estruturas que permitam o desenvolvimento gerador de riquezas, pois essa condição de prosperidade não nasce por si só, antes depende das decisões governamentais específicas, no sentido de preparar um futuro.
Mais outra vez cumpre notar que o elemento fundamental desse processo de emancipação é o "conhecimento", não o transferido, mas sim o adquirido.
O futuro, dessa maneira interpretado, não será obra do acaso, porém o desdobramento planejado passado que o previu. (Marcus Moreira Machado)
SÁBADO, 15 DE AGOSTO DE 2009:"DELÍRIO"
Há segredos que não se deixam revelar. Homem e chusma confundem-se em surpreendente envolvimento, no terrível medo de se estar só; é como se o amanhã não devesse existir. Então o alarido, o som das buzinas, as luzes de neon, placas, cartazes; o mundo em liquidação. Tudo como se possível fosse afugentar, também, o martírio do presente, um futuro imediato. Por isso, o homem é bicho enjaulado em tudo o que ficou como pretérito. Qual um condenado, ele só pode reviver fatos e sentimentos, em inútil resgate de si mesmo. Porque o passado é ameaça para quem quer escapar da vida; ele invade a alma e deixa sensação de que a vida não é, não foi, jamais será. E tudo é feito no exato momento em que ela é ânsia por si mesma.
Sem a esperança daquilo que não é, não existe, mas pode vir a ser, perde-se a força do sonho transformador. Substituindo-o, o realismo responsável nada constrói, antes é a própria estagnação, em reacionarismo demagógico. Destituída de fatores objetivos, a sociedade assim organizada evita buscar os elementos mediadores que assegurem a futura existência do que hoje é impossível. Então, teme-se a morte, mas não é outra coisa o que se pratica. Não se permitindo experimentar a plenitude, o homem civilizado prefere a morte adiada, cultuando- a como a um deus que aplacará o fantástico e absurdo da imensurável existência. Ele confessa o seu medo, por desconhecida que é,a morte, mas, parceiro dela, não admite o seu terror à vida, pela fragilidade que lhe é inerente. Aquela é vigorosa, iminente e fatal; esta é somente uma formidável promessa, jamais cumprida.
A “realidade da própria antecipação visada” pela imaginação utópica não delirante é “a única realidade plausível que existe”; negá-la é negar a imaginação concreta, a trabalhar não só com dados reias como também com a vontade do homem; recusá-la é antecipar a morte, escondendo-se nos movimentos circulares das multidões delirantes.
Na “tendência do coração humano a torturar-se a si próprio, levada ao último limite”, a imaginação utópica, interior ao homem, não pode ser desprezada em prejuízo de sua vida. A previsibilidade de mundos rigorosamente ordenados’ garante exclusivamente o poder dos que se entendem iluminados na condução da humanidade; ao contrário, a imaginação do concretismo utópico é uma necessidade na sobreposição dos clamores falsamente civilizatórios e libertários.
(Marcus Moreira Machado)
SEXTA-FEIRA, 14 DE AGOSTO DE 2009:"LIAME"
Há verdades históricas cujo conhecimento se impõe. Desprezar, duvidar, negar o valor das verdades históricas é assumir a insensatez ou a perversidade. Pois, carecemos de homens circunspectos, e padecemos de depravação.
Ou a necedade aprova o descalabro moral, por desconhecer o império da razão, ou a corrupção reprova o discernimento, por conhecer a impertinência da verdade na conquista da insânia coletiva.
“Não servir sem independência a justiça, nem quebrar da verdade ante o poder”, aconselhou o mestre Ruy Barbosa, em “Orações aos Moços”. Quisera ele descobrir o que era a verdade? Parece-nos que o eminente jurista reverenciava a verdade, curvando-se a ela como a um ente supremo. Assim demonstra, quando recomenda: “Não ser baixo com os grandes, nem arrogante com os miseráveis”.
Lamentavelmente, agora apenas ouvimos a proclamação do impropério, quando a harmonia é tragada pela pusilaminidade daqueles que escamoteiam as verdades históricas e, com elas querem sepultar tudo o que é magnânimo. Mas, há de triunfar a razão, porque tem ela seus princípios de evidências, seus liames de idéias, seus confrontos de afirmações ou juízos, seus rumos de raciocínio, o que nos levará a todos a conclusões mais seguras; tão mais seguras que negá-las ou duvidar delas é loucura, ainda que, por vezes, voluntariamente, alguém feche os próprios olhos, não querendo, deliberadamente, enxergar. (Marcus Moreira Machado)
QUINTA-FEIRA, 13 DE AGOSTO DE 2009:"NOME AO BOI"
De várias maneiras, andam descobrindo o Brasil. Há sinais de proximidade de terras, como há escrivães de plantão, sempre prontos à narrativa de tão auspicioso descobrimento. A cultura nacional, também, a cada dia é redescoberta, como segmento de raízes mais nobres. E, ainda que matemos, roubemos, julguemos e condenemos, somos fidalgos.
Em "Calabar, O elogio da traição", Ruy Guerra e Chico Buarque lembram, na voz emocionada do personagem Mathias: "Sabe, no fundo eu sou sentimental. Todos nós herdamos no sangue lusitano uma boa dosagem de lirismo. Além da sífilis, é claro. Mesmo quando as minhas mãos estão ocupadas em torturar, esganar, trucidar, meu coração fecha os olhos e, sinceramente, chora".
Mathias de Albuquerque, "governador e comandante supremo de Pernambuco, Itamaracá, Paraíba e Rio Grande" só faz lembrar uma certa hereditariedade, mesclada entre o atroz e o passionário, presente no caráter nacional. Pois, acrescenta a cantiga: "Ai, esta terra ainda vai cumprir seu ideal, /Ainda vai tornar-se um imenso Portugal. /Ainda vai tornar-se um Império Colonial".
Por isso esse Brasil, esse país colonial, descoberto aos poucos, essa "erva marinha", esse "rabo-de-asno" indicando a promissão que nunca chega. Coincidência ou não, Pascoal recebeu esse nome em virtude de ser o tal monte o primeiro ponto avistado pela maruja de Cabral, no dia de uma das oitavas da Páscoa; e hoje todos esperamos, ainda, que venha a ser uma Canaã, como de Deus fosse realmente brasileiro e nós os únicos de Abraão.
Porém, já é chegada a hora de darmos nome ao boi, isto é, ao povo destas plagas. Porque se somos assim tão pacientes, de qual adjetivo nos servimos? O "paciente-resignado", o "paciente-sofredor", o "paciente-manso", o "paciente-doente", ou aquele outro tipo, "o que recebe a ação de um agente"? Ou seríamos todos eles simultaneamente? O quê é bem mais provável, dada a aparente complexidade a permitir até uma "especialização sociológica" - os "brasilianists", estudiosos supostamente ilustres porque hipoteticamente examinam e entendem melhor do Brasil e dos brasileiros do que nós mesmos.
Essa nossa condição de colonos reflete-se, notadamente, nas fontes de inspiração aonde buscamos paradigmas à nossa evolução. Exemplos não faltam. como é o caso de legislações consideradas de primeiro mundo, o mesmo que procuramos imitar, sem, no entanto, a devida atenção para o contexto de quarto mundo em que vivemos e, portanto, a sua inadequadação.(Marcus Moreira Machado)
QUARTA-FEIRA, 12 DE AGOSTO DE 2009:"OPINIÃO E SEDUÇÃO"
Contemporaneamente, assim como Pilatos, encontram-se, abrigados em suas fortalezas políticas, homens públicos que resistem em curvar-se diante da verdade. Parafraseando o antigo procurador romano, governantes de hoje também perguntam o que é a verdade. E, por não terem nem dignidade, nem princípios, burlam o tempo todo, artífices que são de sensacionais patranhas.
Sofismar é verbo da atualidade, quando multidões inteiras têm sido vítimas da arte de lograr. Onzeneiros profissionais, falsos líderes fustigam - da comodidade e segurança das suas tribunas - a intriga e a infâmia. Outra preocupação não há senão a de aturdir, no inconseqüente burburinho, a opinião pública. O vulgo, presa fácil da achincalhação, sempre um adventício em seu próprio território. A ambigüidade substituiu o caráter e a dissimulação pretende olvidar a verdade.
Apóstolos da incredulidade, os novos procuradores da plebe propagam, pela doutrina da sedução, o aliciamento dos incautos forjados na falsidade. Os crassos, em obediência desvairada, não percebem habitar o arrabalde do poder. E a pêta grassa país adentro, imiscuindo-se na honorabilidade nacional, em execrável e torpe conduta peculiar aos ignominiosos.
Saber o que é bom e trilhar o imprestável é característica dos egoístas que, por comodismo, tornam-se capazes de tudo, menos de seguir o equânime.
Pois, que tremebundo rincão o nosso! A vileza tem primazia sobre o decoro; a miserabilidade é a elegia da turbação a que foi subjugada a prole dos desafortunados. Proceres messiânicos prometem a abastança, na basófia dos insolentes! E, a mossa se faz sentir no litígio dos abjetos.
“Quid est veritas? A verdade não é de quem não tem a sua própria.
“Quid est veritas?” A evidência dos fatos revela, senão a verdade, todo o embuste para ocultá-la.
(Marcus Moreira Machado)
TERÇA-FEIRA, 11 DE AGOSTO DE 2009:"LOGUS"
Se você não faz acontecer acontece com você. Então, cresça e apareça; não fique choramingando pelo poder miúdo e consagrando a máxima de que " a vingança do anão é pisar na sombra do gigante ". Mesmo que você não saiba, faça a hora e não espere lhe acontecer; o resto você aprende no caminho. Não seja Sancho Pança e nem Dom Quixote, procure ser o próprio Cervantes. Mas... Cautela! Não vá fazer como Narciso e condenar-se ao amor impossível, desprezando a todos, e descobrir muito mais tarde que a linda imagem era a sua própria, desfazendo-se em círculos quando você tentasse acariciá-la nas plácidas águas do lago.
Não haverá jamais soldados dispostos a lutarem ao seu lado se a causa não for justa. Pois, invente uma justa causa, qualquer uma, porque não vai fazer diferença a diferença de ideologia; o que importa é convencer o batalhão de que a nobreza dos ideais a ele pertence. Todo mundo quer muito mais ser nobre do que idealista, ainda que por nobreza se entenda o apoio emprestado ao líder. É mais ou menos assim: ser ascensorista no Othon Palace Hotel é ser peão cinco estrelas, e o resto não interessa e nem tem pressa.
Por isso tudo e mais um pouco, repita mil vezes o seu nome, como se fosse propaganda da Coca Cola ou da Bom Bril. Crie a sua marca, o seu logotipo. Diga sempre "nós", com a prudência de usá-la no plural majestático; o "nós" iremos construir isso e mais aquilo... o " nós " dividiremos tanto para tantos... Mas sempre esse " nós " que na verdade significa você e só você mesmo, dando a impressão de que você está com todo mundo, porém tendo a certeza de que todo mundo é que estará com você.Complicado? Nem um pouco. Só requer disposição, garra, vontade de vencer, ou melhor, muita vontade de derrotar sem que ninguém se dê conta disso.
(Marcus Moreira Machado)
SEGUNDA-FEIRA, 10 DE AGOSTO DE 2009:"DINHEIRO E VALOR"
Para melhor compreensão desse que, notável feito, alcança hoje função mais ampla, não mais restrito a mero indicador de valores, tendo adquirido mesmo qualidade de mercadorias, de um valor comercial internacionalmente reconhecido e, por isso mesmo, sujeito também às mudanças cambiais e as variações nas leis da oferta e procura; contribuindo com o esclarecimento sobre o originário atributo desse que atualmente já não é mais um simples meio auxiliar no intercâmbio comercial - o dinheiro; cumpre observar Aristóteles, resumindo para a sua época a idéia a respeito de moeda: "Tudo que é trocado deve ser comparável. O dinheiro serve a tal finalidade, tendo se tornado verdadeiro mediador. O dinheiro avalia e compara se e como um objeto é superior a outro valor".
Da mesma maneira pela adoção da Escolástica - uma filosofia fundamentada em Aristóteles -, a Igreja Católica entende que do dinheiro não pode surgir a criação de uma utilidade, combatendo duramente tanto a usura quanto o comércio, no que reabilitou o trabalho não mais como mercadoria e sim como dignidade. Como que a refletir preocupação com as conseqüências de um desequilíbrio, a instituição parece concordar com a descrição de Lísias, fabricante de armas e advogado, por volta de 100 e a.C., em Atenas, expressando-se sobre os grande comerciantes de então: "Apenas pelo nascimento são habitantes de nosso Estado. Segundo sua concepção, todo país que lhes confere vantagens é a sua pátria, por que consideram pátria não o lugar onde nasceram, mas onde conseguem aumentar as suas posses".
Já contrariamente a Aristótoles, defensor da propriedade privada e para quem o "valor" é uma "relação", não havendo valor intrínseco, sendo este então a utilidade atribuída individualmente a uma determinada coisa, originando-se da necessidade do comprador, outro sábio, Platão, condena com veemência a individualidade sob esse aspecto, pregando a excelência da propriedade coletiva; afigura-se, por esse prisma, aos modernos socialistas, devendo ser considerado precursor de tal doutrina, quando combate, ainda, o próprio comércio.
Na defesa do primeiro acode a sua seguidora, a Igreja Católica, entendendo a propriedade privada como a base da sociedade, um estado de civilização e de progresso mais avançado do que a coletiva. E, para tanto argumenta: em virtude do trabalho do homem surge a propriedade, naturalmente privada, como o seu resultado mais imediato. No entanto, recomenda não dever essa ser usada contra o interesse público, primando o social sobre o privado.
Curiosamente, no ano de 486 a.C., os plebeus, que tinham em Mercúrio o deus do comércio, liderados em Roma por Spurios Cassio, um representante bastante popular, promoveram a Lei Agrária, tudo no intuito de assegurarem para si o domínio sobre a terra pública, como espetacular fonte do comércio. Mas, a sua lei jamais entrou em vigor, considerando a condenação e morte de Cássio pela realeza, sentindo-se visada.
É de se notar que com o aparecimento do dinheiro e o seu desdobramento mais próximo - a propriedade privada - o homem esteve motivado a produzir sempre mais do que o estritamento necessário para seu próprio consumo, substituindo, trocando a sobra, o excedente por poder e garantia de poder no futuro. Que tal situação modificasse constantemente as suas relações, consagrando ou privilégios, ou desvantagens com o surgimento de classe sociais, isso seria inevitável, ainda que instituições de grande poder, como é o caso da Igreja, proclamassem a necessidade de disciplina para evitar desarmonia entre ricos e pobres.
Assim, a expressão "proletário", contemporaneamente utilizada para designação totalmente diversa da sua verdadeira origem, significou no passado, por volta de 264 a.C., em Roma, quando conhecida por "proletarii", a divisão de eleitores perfeitamente qualificados como cidadãos, e cuja propriedade individual fosse inferior a 10.000 "asses" de cobre.
Agora, já no século XXI, decorridas muitas etapas do desenvolvimento econômico da civilização humana, obviamente, não há que se admitir qualquer ingenuidade imaginável no trato do dinheiro como mercadoria que é, independente da sua função primordial, quando então não passava de veículo intermediário das necessidades de sobrevivência do homem na terra.
Avaliar hoje todo e qualquer projeto norteado exclusivamente nos aspectos econômicos, pela propriedade privada ou coletiva, desprezando-se a destinação social do dinheiro e não considerando outras culturais necessidades do ser humano, será flagrante desatenção aos erros do passado e descaso para com efetivas exigências da vida moderna, voltada para o homem em sua integridade, e não reduzida exclusivamente às frágeis garantias de felicidade pela estabilização financeira de um país.
(Marcus Moreira Machado)
DOMINGO, 9 DE AGOSTO DE 2009:"NUMERAIS"
Eis os limites à que nos reduziram: externamente, a pressão do neocolonialismo; aqui dentro a evidência do coronelismo por mandato, confundindo lei com ordem-de-serviço.
A aritmética de um e de outro é ficção, é surreal, é ilusionista , Steven Spielberg, Salvador Dali, David Coperfield. Valor nominal e valor real são tratados como uma coisa só, o mesmo número; comemora-se a queda vertiginosa da inflação para percentuais mínimos enquanto a miséria grassa em geométrica. Os indicadores econômicos orientam contribuintes na desorientada bússola da reivindicação social; e o movimento sindical senta no rabo porque não aprendeu a fazer outras contas senão as do patrão .
O país tropical, que tanto se orgulha de não ter terremoto nem morro de ventos uivantes , faz vista grossa ao “abalo sísmico” com “C” de cebola, provoca fendas e grotas na sua sociedade “extratificada” com “X” de “maucon-néx” róliudiano. O que fisiologicamente obriga a nação a ser ‘rép’; falando e escrevendo sem vírgulas , ansiosa por chegar lá , aonde a classe operária vai ao paraíso . Temos visconte - biscoito e chocolate; temos felino - gato siamês, xifópago, sete vidas e um destino; de cinema não temos o novo , ainda que por aqui Deus e o diabo esteja na terra do sol; do italiano temos uma certa inclinação mafiosa para desejar ter nascido na Calábria e comer o espaguete alheio; do francês nem Godard, apenas a vaga lembrança de um 14 bis sobrevoando Paris pelas mãos de um refinado Dumont.
Você já foi à Bahia ? Então não vá .Barra por barra, farol por farol , Rio de Janeiro continua lindo ( Alô, alô, aquele abraço ! Alô, alô, eu me desfaço ! ), tem Teresa da praia que não pode ser minha nem sua também. ( E a garota de Ipanema, mora hoje em Vigário Geral, Lava roupa todo dia, que agonia ? ) .
São Paulo, meu irmão de fé, meu amigo, meu camarada lenitivo ( nada , mas nada mesmo a ver com Lenin), não é mais da garoa, é submersa nas torrentes das paixões políticas que vão para o esgoto entupido da plebe rude. Não fume quando vier para cá. Nem pise na grama do Pacaembu, nem se esqueça, jamais, de fazer aquilo a que já está habituado desde o primeiro plano sazonal da temporada de caça aos famintos: aperte os cintos e sinta “uma-lufada’ de ar oxigenando os seus pulmões ecológicos como a rosa de Nagasáki, sempre que descer na liberdade. Liberdaade, liberdaade... abre as asas sobre nós...nas chuvas, nas tempestades, nas inundações...!!
(Marcus Moreira Machado)
SÁBADO, 8 DE AGOSTO DE 2009:"VAMPIRISMO"
Muito do que se supõe 'ideologia' nada mais é do que a total ausência de idéias, a conferir aura de humanista àquele que não possui 'lastro próprio'. Nesse caso, é bastante sugestivo o desprezo de Henry Miller às pessoas que costumam adotar os problemas do mundo. Diz Miller que "o homem eternamente preocupado com a condição humana ou não tem problemas próprios, ou se recusou a enfrentá-los". ressalvando "os poucos emancipados que, tendo refletido sobre as coisas, estão autorizados a se identificar com a humanidade".
O narcisismo está definitivamente acima do altruísmo. E, por isso, é a egolatria a determinante na vida das pessoas, muito embora confessá-la é tirar um certo brilho da pretendida 'genialidade', perseguida como o maior dos objetivos. Não por outra razão tanta gente quer libertar o mundo de uma tão vaga quanto questionável tirania; ser herói ainda vivo é ter o reconhecimento exterior, uma vez que o interior é por demais inaceitável, por tratar-se de um 'juiz' muito mais impiedoso - a própria (in)consciência.
Ocupar-se da liberdade alheia, buscando o que nem sempre esteja de fato faltando a outrem, tem sido uma inadmissível covardia do vampirismo político dos nossos tempos. Na falta da sua própria liberdade, o líder tem alardeado uma 'tirania' merecendo a próxima eliminação, mesmo sendo totalmente desconhecida ou pressentida pelas 'vítimas'. Trata ele de buscar na liderança a 'escravização' de que precisa para ofuscar a sua própria escravidão, presa de si mesmo.
Mas, por saber que encontrará toda uma legião pronta a ser escravizada por mais alguém, porque incapaz de lidar com os seus próprios problemas, o líder não encontra grande dificuldade em dominar os que sempre existiram para o domínio. Provavelmente, eis a explicação para o 'exército de frustrados' pronto a atacar a harmonia e promover o caos. Sócios de Deus, entendem-se como tal na conclamação de Thomas Jefferson: "resistência aos tiranos é obediência à Deus". E em nome do combate à tirania é que perseguem o particular endeusamento, na obediência cega dos discípulos da prepotência.
(Marcus Moreira Machado)
SEXTA-FEIRA, 7 DE AGOSTO DE 2009:"FAZ-DE-CONTA"
Sem dúvida o Brasil parece consigo mesmo. No jogo de faz-de-conta, nós encontramos alguma 'vantagem' na lambujem, e os governantes fingem não ver, lucrando muito mais por deixar de investir e administrar, concedendo ao seu parceiro-perdedor um proveito aparentemente significativo, mas de nenhum valor de fato.
Eu custo a acreditar que o engodo foi aceito, que a malícia elegeu a velhacaria como hino pátrio da barafunda nacional. E só posso crer, então, na premissa de que cada governo tem o povo que precisa, muito mais do que a linguagem corrompida de que "cada povo tem o governo que merece". Ininteligível, o nosso idioma se forja na cupidez, em discurso desarrazoado de homens insanos!
No arrabalde da civilização, a nossa megalomania é a nossa única grandeza, vendida como guloseima "três por dois" na maria-fumaça das marias-vão-com-as-outras da nação suburbana. Paus-brasis e paus-de-arara, manchamos todos de vermelho-brasa a honra nacional, sem pejo algum, em ausência total de rubor, na falta de vergonha característica de tantos quantos acendem uma vela para Deus e outra para o diabo.
O meu país é um 'trem', é teréns que se joga em cima de caminhão-palanque em 'mudanças' de fim-de-semana, com direito a cachorro latindo e criança chorando. O meu país não precisa de catraca, porque os usuários passam por cima sempre que estão por baixo, sempre que estão de fora. E sempre estão. O meu país é 'trem-fantasma' de um povo que não faz assim tanta conta das espectrais contas emigrantes para os paraísos das ilhas fiscais. Esse play-center não cobra ingresso nem na montanha russa da nossa sobrevivência nem na roleta russa da nossa consciência. E, por isso achamos muita graça, imaginando que tudo é de graça.
Afinal, no subúrbio do inconsciente coletivo temos como herança essa forma troglodita de existir, vivendo nas cavernas, nos porões e nos vagões da barbárie!
A única resposta que obtenho é sempre a minha mesma: não sei se moro num sub país tropical ou se o sul do meu Equador é mais do norte. Embora a minha bússola esteja desnorteada, ainda me restam as estrelas como guia, as mesmas que serviram aos astronautas extasiados enxergando da Lua o azul da Terra. E eu aqui da Terra ainda vejo São Jorge matando o dragão da maldade contra o santo guerreiro glauberiano. Invento que perdi o cordão umbilical da nave mãe, perco a gravidade na ilha perdida da minha fantasia e viajo de teleférico sem cobrador pelos planetas que imaginei para o meu Brasil, com muito mais de vinte e sete estrelas-satélites do pavilhão pátrio. A minha suburbana também não conhece estações.
(Marcus Moreira Machado)
QUINTA-FEIRA, 6 DE AGOSTO DE 2006: VERBO.
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