O "CONTRATO SOCIAL" É UMA IDEALIZAÇÃO; O "LEVIATÃ" É UMA CONSTATAÇÃO. DIANTE DISSO, EU NÃO DEFENDO NEM "O BOM SELVAGEM" NEM "O HOMEM, LOBO DO HOMEM". OBSERVO, APENAS.
REMETENTE e DESTINATÁRIO alternam-se em TESES e ANTÍTESES. O ANTAGONISMO das CONTRADITAS alçando vôo à INTANGÍVEL verdade.
quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009
SEXTA-FEIRA, 20 DE FEVEREIRO DE 2009: "MISSIVA(excerto)".
As notícias deste jeca...
É como eu escrevi à sua mãe: tudo o quê para nós era prognose, agora, acontecendo, ganha um ar de "profecia". Pior, o inaudito: com um tom de "nostalgia". E você pode supor algo assim, 'profetizar o passado'?
Eu vim para a capital a fim de integrar o acervo deste fantástico museu itinerante (ou ambulante!?) de antropologia (ou... Sociologia?). Aqui eu me perco; no interior eu estava perdido.
Um convite: se puder, visite meu blog (http://critiqueacritica.blogspot.com). Eu o chamo de "meu terço". Lá, eu faço as minhas preces, sempre acreditando nos deuses que respeitam o meu direito de inventá-los.
Beijo do primo Marcus.
Marcus Moreira Machado
quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009
QUINTA-FEIRA, 19 DE FEVEREIRO DE 2009:"ESPETACULAR"
Ora, penso eu, nem elite temos.Porque, uma vez armado o cenário do 'espetacular', as outrora "classes sociais" se igualam, ao menos culturalmente. E por 'cultura' -insisto-não entendamos pinacotecas, teatros e que tais, mas sim os hábitos de uma sociedade. Afinal, esse é o seu conceito sociológico, mais apropriado. Cá em Pindorama, de um Abílio Diniz a um Zé da Silva,pouca distância há nesse contexto. Tudo é causa e efeito da "sociedade do espetáculo": ou se compra nas grifes ou, pelos crediários, nas casas Bahia da vida. Vida que é vidinha, a de todos.(Marcus Moreira Machado)
terça-feira, 10 de fevereiro de 2009
QUARTA-FEIRA, 18 DE FEVEREIRO DE 2009: "CATÁSTROFE ADMINISTRATIVA"
Não é de hoje a desgraça no ensino público brasileiro. Ao tempo de Rui Barbosa, o mestre aplicou a expressão 'catástrofe administrativa' à Lei Orgânica de 5 de abril de 1911, sobre 'instrução pública' -medida essa que encontrou a mais forte repulsa da parte de professores, alunos e intelectuais. Desgraçadamente, a situação, nesse aspecto, só vem piorando, até os nossos dias. Pois, toda vez que o Poder Público trata o assunto mais grave ainda isso resta.(Marcus Moreira Machado)
TERÇA-FEIRA, 17 DE FEVEREIRO: HONRA DE DONZELA
"Honra de donzela e confiança de ministro só se perde uma vez, por isso não posso tornar a ser ministro de Vossa Majestade": termos em que o Dr. José Bernardino Batista Pereira de Almeida, que fora titular da Fazenda e da justiça num dos ministérios de Pedro I, declinou do convite que lhe fez o imperador para voltar a ser ministro, depois de ele ter se exonerado. E hoje, o que tal se lhe parece!?(Marcus Moreira Machado)
Assinar:
Postagens (Atom)