FOMENTANDO COMPROMETIMENTO
O professor, na condição de auto-gestor das funções inerentes e correlatas ao seu mister, está inserido na complexidade dos processos educacionais. Logo, constantemente se vê repleto de afazeres inadiáveis.
Em meio às mudanças, não apenas a escola desenvolve a consciência de que precisa se atualizar, mas a própria sociedade demanda que ela o faça. Isto porque se reconhece a Educação, na sociedade globalizada, como de grande valor estratégico no desenvolvimento de qualquer grupo social.
Por conseguinte, essa perspectiva é um permanente desafio para os gestores escolares, pois deles exige novas atenções, conhecimentos e habilidades.
Como consequência, para trabalhar em educação, de modo a atender essas imposições, torna-se indispensável o seu atualizado conhecimento da realidade, portadores de competências necessárias para realizar nos sistemas onde atuam os ajustes solicitados pelas demandas emergentes, nos contextos externos e internos da escola.
Afinal, as mudanças no mundo atingem a escola, e o mundo espera dos alunos a capacidade de enfrentar criativamente, com empreendedorismo e espírito crítico, os enigmas sociais cada vez mais intrincados.
Nesta conjuntura, a gestão escolar objetiva promover a organização, a mobilização e a articulação de todas as condições materiais e humanas necessárias à garantia do avanço dos processos sócio-educacionais nos estabelecimentos de ensino, orientados para a concreta aprendizagem dos alunos.
O gestor atua sempre no espaço de mudança, e é visto como o agente promotor da transformação. Para isso de fato ocorre, ele precisa buscar suprir lacunas, pois a gestão escolar é uma dimensão, um meio, e não um fim em si mesma, respeitando seu objetivo final: a efetiva aprendizagem.
Gerir a educação é um desafio da contemporaneidade, e no âmbito escolar, se constitui árdua tarefa conhecer as especificidades básicas envolvendo-as. Para tanto, viabilizar o desenvolvimento de um projeto a sanar as dificuldade encontradas permitirá mais eficazmente localizar as prioridades, tornando promissoras as ações em prática.
No ato de gestão, a mediação é, provavelmente, a que mais suscita dúvida e discussão no cotidiano. Tal preocupação se instala por se entender que os processos didático-pedagógicos vivenciados em sala de aula, entre professor e estudante, precisam ser intercambiados. Por isso, fomentar medidas de intervenção requer não só compromisso, porém, sobretudo, comprometimento.
(Caos Markus)