Utopia é uma questão de tempo. Tempo que não passa. Porque -permanentes- passado e
presente preparam homens à humanidade futura.
(Caos Markus)
REMETENTE e DESTINATÁRIO alternam-se em TESES e ANTÍTESES. O ANTAGONISMO das CONTRADITAS alçando vôo à INTANGÍVEL verdade.
sábado, 7 de agosto de 2010
sexta-feira, 6 de agosto de 2010
SÁBADO, 21 DE AGOSTO DE 2010: "PRIMADO"
quinta-feira, 5 de agosto de 2010
SEXTA-FEIRA, 20 DE AGOSTO DE 2010: "UM FORASTEIRO"
Qual peculiaridade apresenta a conduta de um 'forasteiro' que procura interpretar o 'padrão cultural' de um 'outro grupo', nele buscando se integrar?
A dificuldade desse 'forasteiro' tão-somente exacerba a situação já conhecida por todos os homens em seu dia-a-dia. E começa a ser esclarecida quando se pode reconhecer que o saber a nos guiar é incoerente, parcialmente claro, e não isento de contradições. É incoerente porque os interesses individuais (determinantes da relevância dos objetos suscetíveis de indagação posterior) não estão integrados em um sistema coerente. Em sua rotina, o ser humano está apenas em parte interessado na clareza de seu próprio conhecimento. Além do mais, ele não deseja a verdade e não se indaga pelo correto; seu conhecimento, enfim, não é consistente. Pode a um só tempo considerar como válidas, na mesma medida, declarações de fato absolutamente incompatíveis entre si. Como pai, filho, patrão, empregado, cidadão, militante de um partido... ele pode ter as mais diversas e menos congruentes opiniões em matérias de moral, política ou economia. Estas características convergem, todas, à meta comum aos homens em geral, qual seja, a de pensar e agir, costumeiramente, como sempre se fez. Isso significa manter utilizável o estoque de fórmulas às quais -quando necessário- sempre se recorrerá. A inadaptação típica do 'forasteiro' ocorre porque suas receitas não se conciliam (na maioria das vezes têm sentidos opostos) com as do 'grupo' a que procura se incorporar. Da mesma maneira como túmulos e lembranças não podem ser transferidos nem conquistados, é estabelecida entre o 'forasteiro' e o 'outro grupo' uma inevitável e perene descontinuidade. O obstáculo só será removido se o 'forasteiro' quiser (e conseguir!) assumir as "regras' do 'outro grupo'.
Tudo isso aparenta ser de fácil entendimento. Todavia, por indispensável, não se deve olvidar. Há que se distinguir, antes, os personagens (o 'outro grupo' e o 'forasteiro') pertencentes ou à sociedade 'central' ou à 'periférica', nas diferentes expectativas dos seus atores face a diversidade 'cultural' entre eles.
(Caos Markus)
segunda-feira, 2 de agosto de 2010
QUINTA-FEIRA,19 DE AGOSTO DE 2010: "MÃE"
domingo, 1 de agosto de 2010
QUARTA-FEIRA, 18 DE AGOSTO DE 2010: "APRIMORAR"
Identificadas a "consciência" e a "inconsciência" como simples qualidades da vida psíquica, eis então traçado o percurso da valorização do conhecimento necessário ao homem a respeito de si mesmo. É caminho que penetra sempre mais profundamente no subterrâneo de sua alma, reconhecendo as forças "obscuras" que o têm determinado ao melhor ou ao pior caminho. Para guiar-se no destino a si reservado, haverá o ser humano de adquirir visão capaz de fazê-lo enxergar -pela reflexão- semelhanças que o circundam. Pois -energia liberada-, não será pela dissipação, mas, antes, pela concentração que o seu "pensar" intervirá no futuro da humanidade, buscando aprimorá-la, incessantemente.
(Marcus Moreira Machado)
TERÇA-FEIRA, 17 DE AGOSTO DE 2010:"VOGA REVOLUCIONÁRIA"
Hostilidade e insatisfação determinam a reação contra as dificuldades impostas ao indivíduo pela existência de um processo de adaptação entre ambições pessoais e a pressão psicológica do meio externo.
Da antipatia, fruto de decepção e fracassos pessoais, das feridas morais advindas de setores coletivos é que se forja a atitude revolucionária, isto é, a rejeição ao “modo de viver” em voga. O revolucionário nasce, pois, no enfrentamento às instituições sociais, por serem estas a extensão de um problema anterior ainda não resolvido. Daí, o enfurecimento e o ataque são, com efeito, as formas estabelecidas para um confronto unilateral, via de regra.
(Marcus Moreira Machado)
SEGUNDA-FEIRA, 16 DE AGOSTO DE 2010: "RECUSA"
Diferenças essenciais, separam o indivíduo insatisfeito do rebelde, e este do revolucionário. O primeiro tem a característica do constante mau humor, criticando a tudo e a todos; o segundo vive para protestar as convenções; o terceiro não convive com nenhum regime social, por julgar-se condenado ao martírio, pela redenção da humanidade, enfim, por seu caráter universalista, onde acredita-se um mensageiro divino. Ao revolucionário não basta reformar a sociedade; quer ele ser o criador de uma outra. Como a um “Deus”, ele tem o destino traçado para a humanidade, ainda que nem todos queiram o beneplácito das suas inumanas concepções. Mais que obstinado, o revolucionário é escravo da necessidade de se fazer justiça. Aliás, injusto é, para ele, tudo aquilo que se contrapõe ao seu particular ideal de justiça.
(Marcus Moreira Machado)
DOMINGO, 15 DE AGOSTO DE 2010: "BREVIDADE"
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