Enquanto as ideologias se voltam ao passado, as utopias se dirigem ao futuro, à mercê da História, única a confirmar se ela era o que pretendia ser. Para tanto, preciosa é a Crítica. Mas como crítica também é tradição, há que se determinar uma 'interpretação' como 'crítica da crítica', afastando a falsa da verdadeira, da mesma maneira como se faz com a própria tradição. Neste sentido, a crítica das ideologias somente exercerá sua efetiva função se inserida no horizonte amplo de um acordo social, aceitando, sob a ressalva da relativização, a validade da tradição e da autoridade, podendo ser, então, reconhecida como fonte de mais liberdade, por meio da admissão da maior verdade.
(Caos Markus)
REMETENTE e DESTINATÁRIO alternam-se em TESES e ANTÍTESES. O ANTAGONISMO das CONTRADITAS alçando vôo à INTANGÍVEL verdade.
sexta-feira, 15 de abril de 2011
QUARTA FEIRA, 1 DE JUNHO DE 2011: SUTILEZAS DO DISCURSO
Há uma estreita relação entre um sistema de poder e um processo de comunicação. Nesta correspondência, o discurso, o raciocínio, redirecionam, em função do poder, todo um conjunto de significados. E a argumentação elaborada transforma, então, 'mensagem' em 'ideologia', proporcionando a apreensão dos fatos, objetos, situações ou valores, para articular -técnica e sutilmente- um processo de sujeição e normalização das relações sociais. A demistificação dos argumentos assim elaborados opera-se, via de consequência, desnudando-se a dinâmica da ideologia neles presente. E não poderia ser de outro modo, vez que o raciocínio argumentativo deriva de reflexão formulada, confirma-se, a partir da ideologia.
(Caos Markus)
TERÇA FEIRA, 31 DE MAIO DE 2011: ALTITUDE, ATITUDE
Consensual, no contexto desprovido do fato controverso, há tole...rância, apenas, em repulsa a antagonismo. Senso individualizado, diversamente, não pertence ao acervo de dogmas partilhados em quotas sempre mais e mais fracionadas. Nem por isso, descer o aclive é eliminar declive. A decisão é pelo movimento na altitude, a despeito da alheia opinião, não obstante qualquer predeterminada atitude.
(Caos Markus)
SEGUNDA FEIRA, 30 DE MAIO DE 2011: O FRACO SOB CONTROLE
Na estrutura da esfera pública, o direito burguês expressa o ápice do cinismo da consciência burguesa exatamente no 'positivismo jurídico', isto é, através da 'lei', pela norma escrita. Nessa forma, pois, o direito é 'racionalizado', agigantando-se no Estado 'Social-Democrata' de Direito, como apêndice do Estado 'liberal'. Então, assume caráter fundado no conceito de 'direito social', a propugnar, em conformidade com os liberais, obviamente, a 'proteção do mais fraco'. Engodo, "realizar" a "justiça" mediante a intervenção social do Estado é, exclusivamente, nem mais nem menos, assegurar a perpetuação oligárquica no poder. (Caos Markus)
Assinar:
Postagens (Atom)