Buscar anotações que fizeram no 1º dia de aula a respeito do que pensavam sobre a aprendizagem e comparar os conceitos que desenvolveram, com os conceitos que desenvolveram, com os conceitos científicos. Escolher o conceito descrito pelos participantes do grupo que mais se aproximou do conceito científico.
Aprendizagem é o processo pelo qual o individuo adquire conhecimentos dos mais básico aos mais complexos e que está intrinsecamente relacionado com fatores biopsicossociais.
É de fundamental importância para a representação individual e social no sentido de que gera a constatação e o aprimoramento da crítica e do saber.
A aprendizagem é o processo que baseia-se em experiência passadas, podendo projetar em experiências futuras. É a capacidade de interagir com determinado conhecimento e assimilá-lo de modo que aplique no seu dia-a-dia, sendo de fundamental importância para a representação individual e social no sentido de que gera a construção e o aprimoramento da crítica e do saber.
De todos os animais, o homem possui o menor número de reações inatas, fixas e invariáveis. Sua infância é mais longa e possui maior capacidade para tirar proveito da experiência.
Desde cedo o homem ao lidar com o meio aumenta o seu respeito de conhecimento, a partir de experiências, de modo a aprimorar sua capacidade cognitiva.
Ex: engatinhar, apoiar a ferro, andar claudicante, caminhar.
Aos cinco ou seis anos, vai para a escola, onde, por meio de aprendizagem dirigida, adquire os hábitos, as habilidades, as informações, os conhecimentos e as atitudes que a sociedade considera essenciais ao bom cidadão.
A capacidade de interação de grupo é exercitada na escola onde, a partir, da identificação, a criança se contextualiza com o meio e desenvolve suas aptidões sociais.
Através dela, o homem melhora suas realizações nas tarefas manuais, tira partido de seus erros, aprende a conhecer a natureza e a compreender seus companheiros.
O discernimento adquirido com o processo de aprendizagem permite ao homem construir conhecimento com os seus próprios erros.
Ex: uma atitude de hostilidade apresentada em uma discussão. Se há discernimento, o homem aprende a conservar a opinião alheia e, mesmo não comandando, a conhecer novas interpretações sobre os fatos, mudando ou refletindo sobre seu comportamento etnocêntrico permite-se cresce com as diferenças.
A aprendizagem leva o indivíduo a viver melhor ou pior, mas, indubitavelmente a viver de acordo com o que aprende. De acordo com o que se aprende o indivíduo apresenta comportamentos aprovados ou reprovados socialmente.
Ex: uma criança pedindo dinheiro no sinal (nas ruas) pode ser descriminada socialmente, mas foi o que ela aprendeu para se manter, mesmo que de forma indigna para a sociedade, uma forma prática, descompromissada de si e de outros para sobreviver.
Quando o equipamento de resposta inatas não é satisfatório, o homem só consegue o ajustamento adequado através da aprendizagem.
A partir de determinado ponto, para sua própria sobrevivência o indivíduo aprende a satisfazer suas necessidades humanas básicas, obtendo ajustamento social e a sua preservação.
Ex: A capacidade de articular palavras para se comunicar e obter satisfação.
O estudo da aprendizagem, sua natureza, suas características e fatores que nela influenciam constitui, portanto, um dos problemas mais importantes para a psicologia e para o educador, seja ele pai, professor, orientador ou administrador de instituição educativas.
Por não conhecer de forma adequada o processo de aprendizagem, pais e professores, por exemplo, impõem determinado ensino sem que haja amadurecimento emocional cognitivo para isso.
CLASSES DE COMPORTAMENTO E APRENDIZAGEM
REFLEXOS:
Comportamentos ou respostas específicas a estímulos específicos, advindos de fatores genéticos.
O comportamento instintivo caracteriza-se como complexo, previsível de acordo com a espécie, inflexível, automático e mecânico, revelando muito pouca variabilidade ou possibilidade de aprendizagem, o instinto parece cego e estúpido.
Mãe que no auge do seu desespero pulou num rio pra salvar seu filho.
As estimulações sensoriais do meio ambiente, a fim de determinar as primeiras experiências, são necessárias para a manutenção de algumas estruturas neurais, que seriam de outra forma degeneradas, e para a ocorrência da aprendizagem essencial para o desenvolvimento normal do organismo.
A aprendizagem é uma classe de comportamento que consiste em uma modificação sistemática de conduta, advinda da reputação de uma mesma situação.
Grande parte do comportamento não é adquirida, mas ainda assim depende da existência de outra aprendizagem anterior.
O educador cuja missão é procurar propiciar todos os meios a seu alcance, para o aproveitamento mais adequado e eficiente de todo o potencial hereditário de cada indivíduo.
Utilização de RAV, métodos, dinâmicos.
CARATERISTICA DA APRENDIZAGEM
PROCESSO DINÂMICO – A aprendizagem só se faz através da atividade do aprendiz. A aprendizagem é um processo que envolve a participação total e global do indivíduo, em seus aspectos físicos, intelectuais, emocionais e social.
Trata-se do individuo ter aptidões e condições apropriadas à aprendizagem.
Ex: Na escola a aprendizagem não depende só do conteúdo dos livros, mas da interação social que a mesma oferece, métodos que contextualizem o aluno em situações existências.
PROCESSO CONTÍNUO.
O aprendizado dos números, das operações matemáticas, dos cálculos e das equações.
Ex: O aprendizado das letras, das palavras, dos verbos, das frases e das orações.
PROCESSO GLOBAL OU COMPÓSITO - A aprendizagem, envolvendo uma mudança de comportamento, terá que exigir a participação total e global do indivíduo.
O indivíduo se dispõe a aprender e da capacidade do mesmo em aplicar o aprendizado elaborá-lo, de modo que haja a promoção da construção da personalidade e da capacidade de discernimento.
PROCESSO PESSOAL – A maneira de aprender e o próprio ritmo da aprendizagem variam de individuo para individuo. Ex: Enquanto um processo pessoal, ninguém pode aprender por outrem. Um aluno pode ter aprendido uma explicação de um professor, enquanto outros podem ainda não ter compreendido.
PROCESSO GRADATIVO – A aprendizagem é um processo que se realiza através de operações crescentemente complexas.
Ex: Ao entrar em contato com uma nova abordagem em psicologia, tomo-se por base o aprendizado de primeiramente suas matrizes de pensamento, teóricos para gradativamente ser inserido os aspectos de suas aplicabilidades.
Aprendizagem é o processo pelo qual o individuo adquire conhecimentos dos mais básico aos mais complexos e que está intrinsecamente relacionado com fatores biopsicossociais.
É de fundamental importância para a representação individual e social no sentido de que gera a constatação e o aprimoramento da crítica e do saber.
A aprendizagem é o processo que baseia-se em experiência passadas, podendo projetar em experiências futuras. É a capacidade de interagir com determinado conhecimento e assimilá-lo de modo que aplique no seu dia-a-dia, sendo de fundamental importância para a representação individual e social no sentido de que gera a construção e o aprimoramento da crítica e do saber.
De todos os animais, o homem possui o menor número de reações inatas, fixas e invariáveis. Sua infância é mais longa e possui maior capacidade para tirar proveito da experiência.
Desde cedo o homem ao lidar com o meio aumenta o seu respeito de conhecimento, a partir de experiências, de modo a aprimorar sua capacidade cognitiva.
Ex: engatinhar, apoiar a ferro, andar claudicante, caminhar.
Aos cinco ou seis anos, vai para a escola, onde, por meio de aprendizagem dirigida, adquire os hábitos, as habilidades, as informações, os conhecimentos e as atitudes que a sociedade considera essenciais ao bom cidadão.
A capacidade de interação de grupo é exercitada na escola onde, a partir, da identificação, a criança se contextualiza com o meio e desenvolve suas aptidões sociais.
Através dela, o homem melhora suas realizações nas tarefas manuais, tira partido de seus erros, aprende a conhecer a natureza e a compreender seus companheiros.
O discernimento adquirido com o processo de aprendizagem permite ao homem construir conhecimento com os seus próprios erros.
Ex: uma atitude de hostilidade apresentada em uma discussão. Se há discernimento, o homem aprende a conservar a opinião alheia e, mesmo não comandando, a conhecer novas interpretações sobre os fatos, mudando ou refletindo sobre seu comportamento etnocêntrico permite-se cresce com as diferenças.
A aprendizagem leva o indivíduo a viver melhor ou pior, mas, indubitavelmente a viver de acordo com o que aprende. De acordo com o que se aprende o indivíduo apresenta comportamentos aprovados ou reprovados socialmente.
Ex: uma criança pedindo dinheiro no sinal (nas ruas) pode ser descriminada socialmente, mas foi o que ela aprendeu para se manter, mesmo que de forma indigna para a sociedade, uma forma prática, descompromissada de si e de outros para sobreviver.
Quando o equipamento de resposta inatas não é satisfatório, o homem só consegue o ajustamento adequado através da aprendizagem.
A partir de determinado ponto, para sua própria sobrevivência o indivíduo aprende a satisfazer suas necessidades humanas básicas, obtendo ajustamento social e a sua preservação.
Ex: A capacidade de articular palavras para se comunicar e obter satisfação.
O estudo da aprendizagem, sua natureza, suas características e fatores que nela influenciam constitui, portanto, um dos problemas mais importantes para a psicologia e para o educador, seja ele pai, professor, orientador ou administrador de instituição educativas.
Por não conhecer de forma adequada o processo de aprendizagem, pais e professores, por exemplo, impõem determinado ensino sem que haja amadurecimento emocional cognitivo para isso.
CLASSES DE COMPORTAMENTO E APRENDIZAGEM
REFLEXOS:
Comportamentos ou respostas específicas a estímulos específicos, advindos de fatores genéticos.
O comportamento instintivo caracteriza-se como complexo, previsível de acordo com a espécie, inflexível, automático e mecânico, revelando muito pouca variabilidade ou possibilidade de aprendizagem, o instinto parece cego e estúpido.
Mãe que no auge do seu desespero pulou num rio pra salvar seu filho.
As estimulações sensoriais do meio ambiente, a fim de determinar as primeiras experiências, são necessárias para a manutenção de algumas estruturas neurais, que seriam de outra forma degeneradas, e para a ocorrência da aprendizagem essencial para o desenvolvimento normal do organismo.
A aprendizagem é uma classe de comportamento que consiste em uma modificação sistemática de conduta, advinda da reputação de uma mesma situação.
Grande parte do comportamento não é adquirida, mas ainda assim depende da existência de outra aprendizagem anterior.
O educador cuja missão é procurar propiciar todos os meios a seu alcance, para o aproveitamento mais adequado e eficiente de todo o potencial hereditário de cada indivíduo.
Utilização de RAV, métodos, dinâmicos.
CARATERISTICA DA APRENDIZAGEM
PROCESSO DINÂMICO – A aprendizagem só se faz através da atividade do aprendiz. A aprendizagem é um processo que envolve a participação total e global do indivíduo, em seus aspectos físicos, intelectuais, emocionais e social.
Trata-se do individuo ter aptidões e condições apropriadas à aprendizagem.
Ex: Na escola a aprendizagem não depende só do conteúdo dos livros, mas da interação social que a mesma oferece, métodos que contextualizem o aluno em situações existências.
PROCESSO CONTÍNUO.
O aprendizado dos números, das operações matemáticas, dos cálculos e das equações.
Ex: O aprendizado das letras, das palavras, dos verbos, das frases e das orações.
PROCESSO GLOBAL OU COMPÓSITO - A aprendizagem, envolvendo uma mudança de comportamento, terá que exigir a participação total e global do indivíduo.
O indivíduo se dispõe a aprender e da capacidade do mesmo em aplicar o aprendizado elaborá-lo, de modo que haja a promoção da construção da personalidade e da capacidade de discernimento.
PROCESSO PESSOAL – A maneira de aprender e o próprio ritmo da aprendizagem variam de individuo para individuo. Ex: Enquanto um processo pessoal, ninguém pode aprender por outrem. Um aluno pode ter aprendido uma explicação de um professor, enquanto outros podem ainda não ter compreendido.
PROCESSO GRADATIVO – A aprendizagem é um processo que se realiza através de operações crescentemente complexas.
Ex: Ao entrar em contato com uma nova abordagem em psicologia, tomo-se por base o aprendizado de primeiramente suas matrizes de pensamento, teóricos para gradativamente ser inserido os aspectos de suas aplicabilidades.
PROCESSO CUMULATIVO – Ninguém aprende senão por si e em si mesmo, pela automodificação, constitui um processo cumulativo, em que a experiência atual aproveita-se das experiências anteriores.
O processo cumulativo está intensamente relacionado do processo gradativo. Com base em experiências anteriores são elaboradas conceitos mais complicadas.
Ex: Aprendemos com a AEC a tríplice contingência? Passamos a compreender contingências de 4, 5 de mais termos.
• Aprendizagem na vida humana.
• Estimulações sensoriais e aprendizagem.
• Compromisso do educador na otimização da aprendizagem.
• Experiência e aprendizagem.
• Características da aprendizagem.
O processo cumulativo está intensamente relacionado do processo gradativo. Com base em experiências anteriores são elaboradas conceitos mais complicadas.
Ex: Aprendemos com a AEC a tríplice contingência? Passamos a compreender contingências de 4, 5 de mais termos.
• Aprendizagem na vida humana.
• Estimulações sensoriais e aprendizagem.
• Compromisso do educador na otimização da aprendizagem.
• Experiência e aprendizagem.
• Características da aprendizagem.
(Caos Markus)
Nenhum comentário:
Postar um comentário