O ato de planejar faz parte da história do ser humano, pois o desejo de transformar sonhos em realidade objetiva é uma preocupação marcante de toda pessoa. No dia-a-dia, não obstante o enfrentamento de situações que necessitam de planejamento, nem sempre as atividades diárias são delineadas em etapas concretas da ação, uma vez já pertencentes ao contexto da rotina. Entretanto, para a realização de atividades não inseridas no cotidiano, são de larga utilização os sistemas racionais, a fim de se concretizar o precedente projeto. As ideias envolvendo planejamento, embora amplamente discutidas, são um dos complicadores no exercício da prática de planejar, face a compreensão de conceitos e o seu adequado uso. Por esse motivo, é indispensável explicitar o significado básico de termos, tais como planejamento, programa, projeto, plano estratégico, plano operacional.
Na esfera educacional o processo de planejamento ocorre em diversos níveis, segundo a magnitude da ação visada.
O 'planejamento educacional' é o mais amplo, geral e abrangente. Ele prevê a estruturação e o funcionamento da totalidade do sistema de ensino e aprendizagem, determinando as diretrizes da política de educação.
A seguir, há o 'planejamento curricular', intimamente relacionado às prioridades assentadas no planejamento educacional. Sua função é traduzir, em termos mais próximos e concretos, as linhas-mestras de ação delineadas no planejamento imediatamente superior, através de seus objetivos e metas. Constitui o esquema normativo, ou seja, a base na definição e particularização da linha de ação proposta pela escola, permitindo, então, a interrelação entre ela e a comunidade.
Logo após, estrutura-se o 'planejamento de ensino', inciado habitualmente a partir de pontos referenciais estabelecidos no planejamento curricular. Em essência, neste tipo de planejamento, notam-se as dimensões: filosófica, a explicitar os objetivos da escola;psicológica, indicando a fase de desenvolvimento do aluno, suas possibilidades e interesses; social, expressando as características do contexto sócio-econômico-cultural do aluno e suas exigências.
Este detalhamento é feito visando o processo ensino-aprendizagem. Assim, procura-se alcançar o nível mais elementar e próximo da ação educativa. Através dela, em relação aos alunos, são previstas 'mudanças comportamentais' e 'aprendizagem de elementos básicos';formuladas 'propostas de aprendizagens a partir de experiências anteriores' e de suas reais possibilidades; estimulada a 'integração das diversas áreas de estudo'.
O planejamento tem níveis distintos de abrangência. Entretanto, cada nível tem bem definido e delimitado o seu universo. Sabe-se, um nível particulariza (um ou vários) aspectos delineados no seu antecedente, especificando com maior precisão as decisões executadas em relação a eventos precisos da ação educativa.
A linha de relacionamento se evidencia, então, através de escalões de complexidade decrescente, exigindo sempre um alto grau de coerência e subordinação na determinação dos objetivos almejados.
Desse modo, a elaboração de um ulterior programa haverá de considerar quatro dimensões: a das 'ações concretas realizáveis', a das 'orientações para toda a ação' (atitudes, comportamentos), a das 'determinações gerais' e a das 'atividades permanentes'.
Planejar é, percebe-se, o ato de maior aproximação possível entre o presente e o futuro, aproximando duas realidades, uma existente, a outra pré-existente.
(Caos Markus)
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