Uma escola é nova quando tem educadores, materiais, atividades e ambientes
de aprendizagem - físicos e virtuais - acolhedores, estimulantes e desafiadores
para os alunos.
Profissionais acolhedores: diretores, coordenadores, professores que se
preocupam com os alunos, que os conhecem, conversam, interagem.
Uma escola é nova quando mantém a mesma equipe unida por bastantes
anos, quando se percebe que todos se apóiam e há uma gestão
democrática, proativa e empreendedora. Profissionais bem preparados,
atualizados, evoluídos. Bem remunerados, escolhidos entre os melhores
e que gostam de ser educadores.
Ambientes acolhedores: aconchegantes, afetivos, equipados. Salas de
aula multifuncionais, que se modificam rapidamente para diferentes
atividades. Salas de aula conectadas com tecnologias móveis. Escola que
equilibra atividades presenciais e virtuais, tecnologias simples e
tecnologias digitais, onde se aprende também em casa, no bairro, nas
comunidades de prática, nas redes sociais, com ativa participação dos
pais.
Uma escola onde os materiais principais estão disponíveis e são
apreendidos de múltiplas formas, com técnicas diferentes, atrativas,
simples e complexas. Escola que estimula múltiplas leituras de múltiplos
textos de múltiplas formas: impressos, digitais, multimídia; simples e
complexos; com histórias e conceitos; multi-textos significativos
contextualizados, compartilhados, reinterpretados, co-produzidos
presencial e digitalmente, publicados, vivenciados.
Conteúdos articulados a muitos desafios, projetos inovadores, com muita
ênfase em pesquisa, compartilhamento, discussão, produção, sínteses,
práticas refletidas, colaborativas, com flexibilidade de espaços e tempos,
de momentos presenciais e virtuais, com atividades grupais e individuais,
com bastante feedback, atenção, cuidado.
Uma escola que integra o melhor do presencial e do virtual, que trabalha
primeiro as atividades através de ambientes e aplicativos digitais e que
aprofunda e finaliza cada assunto mais importante na sala de aula, com
os professores-orientadores.
Uma escola em que as aulas com tablets, netbooks e smartphones são
focadas, além de temas relevantes, em projetos colaborativos, onde os
alunos aprendem juntos, realizam atividades em ritmos e tempos
diferentes. Os professores descem do pedestal e desempenham
fundamentalmente o papel de orientadores. Saem do centro, do estrado,
da lousa para circular, orientando os alunos individualmente e em
pequenos grupos nas atividades de pesquisa, análise, apresentação,
contextualização e síntese, de forma semi-presencial.
Uma escola pluralista num mundo complexo, que mostra visões, formas
de viver e diferentes possibilidades de realização pessoal, profissional e
social, que nos ajudem a evoluir sempre mais na compreensão, vivência
e prática cognitiva, emotiva, ética e de liberdade.
Essa nova escola ainda está em construção, mas é urgente nosso envolvimento
em concretizá-la, para conseguir atrair as crianças e os jovens, que até agora só
conheceram, na educação formal, modelos analógicos, anacrônicos e
envelhecido.
(Caos Markus)
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