Discutir e chegar a conclusões sobre a origem dos fenômenos é essencial à análise científica, porque possibilita a explicação da causa do fenômeno.
No que diz respeito às ideias, geralmente há mais do que uma teoria (o acervo discriminado de ideias) para explicar fenômenos importantes.
As ideias têm a sua origem na base real ou material da sociedade, de tal forma que não seria nenhuma surpresa descobrir que elas também tenham forte vínculo com a posição das pessoas, no sistema material de produção na sociedade.
Essa relação das ideias e, portanto, da ideologia (um conjunto organizado de ideias que expressa os interesses de determinado grupo social, especialmente classes sociais), com a posição do indivíduo no sistema material de produção, leva à conclusão de que determinadas teorias são fortemente relacionadas a classes sociais precisas.
É sempre possível, portanto,vislumbrar nas teorias pontos de vista que servem aos interesses de determinada classe social, mesmo que a teoria forneça uma explicação lógica de um tema sob investigação e, à primeira vista, possa parecer isenta.
(Caos Markus)
Nenhum comentário:
Postar um comentário