Importante abordagem transita pela formação universitária e pelas possíveis mudanças ascendentes ao ensino superior. As universidades brasileiras destacam-se pela investigação em reformas curriculares e na evolução institucional. Que essas investigações possam resultar em inovações na formação e na produção do conhecimento, e que venham ao encontro das exigências do mercado econômico/social: o atual desafio. É possível pensar na superação da fragmentação do conhecimento partindo da confluência das disciplinas no ensino superior, estudando, analisando e debatendo a realidade da universidade, em condições de adquirir-se ideias mais claras em relação ao modo como se pode melhorar a qualidade do trabalho. É necessário analisar a complexidade dos modelos do ensino/formação superior vigentes. Uma reflexão sobre como ver a universidade e o trabalho de formação que nela se realiza vai ao encontro de atitudes de mudanças, semeando uma possibilidade de compreensão às exigências da sociedade atual. No aspecto cultural e social, há a necessidade de se criar sistemas de formação que contemplem as condições regionais, num cenário novo, globalizado, interinstitucional, a promover a transdisciplinaridade dos saberes, premissa à revitalização dos currículos. Assim, as instituições apresentarão a possibilidade de consolidar-se, como estrutura e forma, em confluência aos interesses do mercado de trabalho e das relações interpessoais. A formação, como função básica do ensino universitário suscita, pois, um olhar analítico às questões teórico/práticas no contexto das exigências complexas dessa sociedade.
(Caos Markus)
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