REMETENTE e DESTINATÁRIO alternam-se em TESES e ANTÍTESES. O ANTAGONISMO das CONTRADITAS alçando vôo à INTANGÍVEL verdade.
sábado, 23 de março de 2013
DOMINGO, 31 DE MARÇO DE 2013: "EDUCANDO O PENSAMENTO"
Embora indispensável, a qualidade científica do pensamento, do conhecimento e da ação se faz insuficiente quando há ausência da ética. Apesar do maior progresso tecnológico de todos os tempos, estamos diante da miséria e da fome, e muitas nações estão próximas da ruína econômica, do desmantelamento social, da marginalização política, do desmoronamento nacional. Nesta situação decisiva, a humanidade necessita de uma visão voltada à convivência fundada no respeito recíproco entre as nações, das inter-relações de grupos étnicos, e não somente ações e programas políticos e econômicos. Exige valores universais, convicções e normas válidas a todos os seres humanos.
À co-existência da crescente população em todos os quadrantes da terra é imprescindível uma orientação do agir humano que não recebemos dos nossos instintos, mas através de um processo educacional do pensar, onde criar e dialogar viabilizem perspectivas de abertura.
Nessa abordagem, a investigação ética tem papel relevante, desenvolvendo um instrumental capaz de construir e de conscientizar contra "falsas éticas" (éticas corporativistas), além de fazer oposição à falta de ética acompanhada da falta de visão crítica, impedindo, ambas, a abertura postulada e os relacionamentos exigidos a um novo paradigma da ciência, sem menosprezo a uma nova concepção da natureza, da humanidade, da sociedade.
Esse é o ponto de partida da abertura para o almejado relacionamento do homem com a natureza e dos seres humanos entre si.
Nesta concepção, o homem tem função totalmente diferente da preconizada na visão mecanicista: o homem é resultado e intérprete do acontecer. E a interpretação adequada do acontecer está condicionada ao agir educando o pensamento.
(Caos Markus)
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