REMETENTE e DESTINATÁRIO alternam-se em TESES e ANTÍTESES. O ANTAGONISMO das CONTRADITAS alçando vôo à INTANGÍVEL verdade.
quinta-feira, 20 de dezembro de 2012
DOMINGO, 6 DE JANEIRO DE 2013: "O CONFRONTO NO CONFLITO"
Restritos estamos a um círculo vicioso, em que transformações estruturais fundamentais urgem, reclamando presteza nas mobilizações, e, no entanto, são imediatamente recusadas por governantes insensíveis ao significado das premissas alheias.
Essa situação é caracterizada pela constatação do conflito social num quadro de violência entre as partes envolvidas, só podendo ser evitado com a compreensão das reais proporções da tragédia.
A natureza do conflito e do confronto está em tudo quanto concorre para dar o caráter atual da nossa sociedade. Podemos, sem dúvida alguma, preparar-nos para suprimí-lo, construindo uma nova civilização, em tudo diferente do que qualquer outra que tenhamos visto até hoje. Ou, ao contrario, podemos resistir à sua marcha, com irreparável prejuízo para as gerações contemporâneas e as vindouras.
Precisamos - isso sim! - descobrir quais as causas mais profundas e impessoais dessa beligerância, e não mais atribuí-la exclusivamente à vontade caprichosa de homens de má-fé.
Essa descoberta só é possível com investimentos numa educação melhor adaptada ao caráter do nosso tempo , porque a maior parte da nossa população ( e aqui incluem-se os governantes) não é atingida, de modo profundo pela nossa herança cultural; segue pela vida sem consciência das forças que regem o seu destino, sendo presa fácil , nas grandes crises, de receitas paliativas, e irrefletidamente cai sobre quaisquer indivíduos, se persuadida de que eles são os responsáveis pelos seus males.
(Caos Markus)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário