Os estudos sobre comunicação e educação tendem a enfatizar as relações e as inter-relações entre os dois campos do conhecimento, principalmente a questão da ensino-aprendizagem enquanto mediada por um processo comunicativo; da utilização de meios de comunicação na educação presencial, nas instituições de ensino; do papel da mídia no processo de educação; da educação para a recepção crítica das mensagens transmitidas através dos meios massivos, especialmente da televisão. Trata-se de uma linha de estudos em expansão e que tem trazido contribuições significativas para a compreensão de tais fenômenos, no entanto, ainda não o suficientemente compreendida e valorizada pelos educadores e comunicadores.
Em outra perspectiva, a educação através da comunicação pode e dever ser forjada em outro lugar, no âmbito da educação informal, mais precisamente a que ocorre no contexto de organização e ação dos movimentos populares e das organizações não-governamentais, no panorama do terceiro setor, para assegurar a observância dos direitos fundamentais da pessoa humana e/ou para tratar de temáticas sociais mais amplas que dizem respeito ao conjunto da sociedade, como, por exemplo, questões relativas à ecologia, à construção da paz e à própria vida no planeta.
Nas últimas décadas, manifestações de tal ordem, ocorridas em nível da sociedade civil, vêm revelando a existência de uma comunicação diferenciada, a partir desses envolvimentos, principalmente aqueles gerados no seio das camadas subalternas da população ou a elas ligados de modo orgânico. As pessoas, ao participarem de uma práxis cotidiana voltada aos interesses e às necessidades dos seus próprios grupos, ou integrando organizações e movimentos comprometidos com objetivos sociais mais amplos, acabam inseridas num processo de educação informal que contribui para a elaboração sempre renovada das culturas populares e a formação para a cidadania.
Cada vez mais aceita, a ideia da formação cultural dos seres humanos nas sociedades contemporâneas decorre de intermediações do cotidiano, marcadas por um contexto de complexidade, processadas através da comunicação interpessoal, grupal e massiva, e ampliadas com a incrementação de novas tecnologias.
Por sua vez, a educação, entre outras dimensões, implica um educar-se a si mesmo. Educar-se é envolver-se em um sistema de múltiplos fluxos comunicativos, tanto mais educativo quanto mais rica for a trama de interações comunicacionais abertas à disposição dos educandos. Uma comunicação educativa concebida a partir dessa matriz pedagógica teria como uma de suas funções capitais a provisão de estratégias, meios e métodos destinados a promover o desenvolvimento da competência comunicativa dos sujeitos educandos. Esse desenvolvimento supõe a geração de vias horizontais de interlocução.
Está aí o âmago do questionamento da educação para a cidadania nos movimentos sociais: na inserção das pessoas num processo de comunicação, onde elas podem tornar-se sujeitos do seu processo de conhecimento, onde elas educam-se através de seu engajamento em atividades concretas no seio de novas relações de sociabilidade construídas.
Os veículos de comunicação produzidos por setores organizados das classes subalternas, ou a elas organicamente ligados, acabam por criar um campo propício ao desenvolvimento da educação voltada à cidadania. As relações entre educação e comunicação se explicitam, pois os indivíduos envolvidos em tais processos desenvolvem o seu conhecimento, mudam o seu modo de ver e relacionar-se com a sociedade e com o próprio sistema dos meios de comunicação de massa. Apropriam-se, então, das técnicas e de instrumentos tecnológicos de comunicação, adquirindo o poder de análise reflexiva, tanto pelas informações recebidas quanto pelo aprendizado da vivência, da própria prática.
(Caos Markus)
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REMETENTE e DESTINATÁRIO alternam-se em TESES e ANTÍTESES. O ANTAGONISMO das CONTRADITAS alçando vôo à INTANGÍVEL verdade.
quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014
TERÇA-FEIRA, 18 DE FEVEREIRO DE 2014: "O APRENDIZADO DA SOBREVIVÊNCIA"
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