O processo educacional somente alcançará os quatro fundamentos básicos à formação do indivíduo (‘aprender a conhecer’; ‘aprender a fazer’; ‘aprender a conviver com o outro’ e ‘aprender a ser’) se a capacidade de se comunicar dos membros da rede institucional da Educação (família, escola, mídias e sociedade), estiver desenvolvida e preparada para cumprir seu papel.
A comunicação é eixo fundamental no desenvolvimento pessoal e profissional, nesta era vertiginosa de mudanças, invariavelmente sempre iniciadas no ser humano, os únicos protagonistas dessa evolução. Por isso, válida é a sua ênfase, estruturando a trajetória da formação do ser a partir do desenvolvimento da comunicação não verbal, atingindo a verbalização e, por fim, se concretizando na comunicação escrita.
Por meio da educação, maior ou menor é a capacidade de se realizar uma comunicação que atenda plenamente as necessidades humanas, promovendo uma interação de qualidade com os semelhantes. A integralidade do ser compete à educação, porém a sua capacidade de construí-la, para a formação de uma sociedade fraterna e justa, transita pelos relacionamentos familiares, profissionais e comunitários, logo perpassando pelo poder de comunicar-se. Um ser humano realmente educado possui uma postura comunicacional motivadora, agindo como facilitador na evolução dos seus semelhantes.
A comunicação significativa influencia, persuade, seduz, lidera, gera resultados. Por efeito, é meio de formação de indivíduos dotados de autonomia no pensar, no falar e no agir (os elementos básicos no processo de aprendizagem). É preciso, assim, desenvolvê-la continuamente por meio de recursos técnicos, atitudes e posicionamentos comportamentais, pois a comunicação bem sucedida é uma competência acessível a todos os pretendentes a desenvolvê-la. Hoje, mormente, é condição à melhoria da qualidade de vida e do trabalho. As expressões da comunicação eficaz se fazem através da idealização na construção da consciência, em direção assertiva aos objetivos organizacionais, tudo relacionado ao poder de persuasão estimulado e conquistado.
Vale a pena lembrar, atualmente, a velocidade da comunicação exige ainda maior atenção, para como melhor devemos nos comunicar, pois o novo mundo informacional segue além-fronteiras, alcançando outras culturas.
Destacar a comunicação como um dos processos fundamentais da educação, fortalece a construção de mentalidades éticas para assumir a responsabilidade na transmissão de conteúdos de interesse dos educandos, expressão significativa de valorização da autenticidade e construção de uma vida humana sustentável. Os meios de comunicação, relevantes no processo educacional, são influentes na criação de uma consciência transcendente aos valores pessoais, vislumbrando valores universais éticos para a coletividade. O fortalecimento do trabalho da comunicação nas modalidades de educação sempre trará resultados mais expressivos a uma sociedade moldada em novas relações, voltadas a expressões do ser social. A simbiose entre essas áreas otimizará o desenvolvimento do capital intelectual da organização social, carente não apenas de informação, mas do saber indispensável à transformação dos preceitos condicionantes em virtudes incondicionais.
(Caos Markus)
Nenhum comentário:
Postar um comentário