O JUDICIÁRIO DA LIBERTAÇÃO: ELOQUÊNCIA DA MAGISTRATURA GAÚCHA
Em um tratado mais simples e direto, Inri vem do hebraico bíblico "Eloquente".
DETERMINADA A RETIRADA DOS CRUCIFIXOS DOS PRÉDIOS DA JUSTIÇA GAÚCHA
O acrônimo de Iesus Nazarenus Rex Iudaeorum, "Jesus Nazareno Rei dos Judeus". Segundo os evangelhos, foi o título que Pilatos ordenou que fosse fixado na cruz onde Jesus Cristo foi morto.Ao contrário do que muitos acreditam, todavia, a sigla INRI foi criada antes da crucificação de Jesus. Vê-se o uso do mantra Inri secretamente entre os egípcios, os pársis (adoradores do Fogo no Irã), e mesmo entre os maias, astecas e incas. E entre os judeus pré-Jesus o Inri era entoado secretamente durante certos rituais entre os Essênios e os Ebionitas.
Na primeira sessão do ano do Conselho da Magistratura do TJRS, realizada na última terça-feira (6/3), FOI ACATADO O PEDIDO DA LIGA BRASILEIRA DE LÉSBICAS e de outras entidades sociais SPBRE A RETIRADA DOS CRUCIFIXOS E SÍBOLOS RELIGIOSOS NOS ESPAÇOS PÚBLICOS DOS PRÉDIOS DA JUSTIÇA GAÚCHA. A decisão foi unânime.O relator da matéria afirmou em seu voto que o julgamento feito em uma sala de tribunal sob um expressivo símbolo de uma Igreja e de sua doutrina não parece a melhor forma de se mostrar o Estado-juiz equidistante dos valores em conflito.
Resguardar o espaço público do Judiciário para o uso somente de símbolos oficiais do Estado é o único caminho que responde aos princípios constitucionais republicanos de um estado laico, devendo ser vedada a manutenção dos crucifixos e outros símbolos religiosos em ambientes públicos dos prédios, explicou o magistrado.
Nos próximos dias, será expedido ato determinando a retirada dos crucifixos.Em fevereiro deste ano, a Liga Brasileira de Lésbicas protocolou na Presidência do TJRS um pedido para a retirada de crucifixos das dependências do Tribunal de Justiça e foros do interior do Estado.O processo administrativo foi movido em recurso a decisão de dezembro do ano passado, da antiga administração do TJRS. Na época, o Judiciário não acolheu o pedido por entender que não havia postura preconceituosa.
(copydesk, Caos Markus)
Nenhum comentário:
Postar um comentário