No intervalo entre a velha Grécia e o contemporâneo mundo globalizado, uma interrupção separa o decurso de duas épocas, distanciando também divindades antes materializadas muito além das titânidas, ultrapassando as brutais forças elementares. Entre o direito essencial, a Têmis e a Justiça, no âmago da sua filha com a supremacia de Zeus, opõe-se atualmente, no hodierno Olimpo, a venerada "Mídia". E a olímpica Dike, já preterida, sucumbe ao imperativo da nova deusa, no mais recente intermédio entre gerações divinizadas no grego panteão. E "Mídia", na gênese de outra ética, avança globo afora, conquistando séquito de pagãos, em incomparável rendição à fantasia, na submissão ao ideal do efêmero, em adoração que Édipo não imaginaria capaz.
Ora, direis que "nem tanto assim... faz parte da civilivilização o conhecimento do alheio, obsoleto o 'conhecer a si mesmo'; nem penso, logo existo; porém, vejo e logo tudo o que posso ver deverá existir imediatamente. Ainda que momentaneamente".
Mesmo que -por isso- liberdade, amor, respeito, fraternidade, sejam também provisórios, de curtíssima duração, verdadeiras efemeridades. Afinal, na nova ordem nada disso preocupa, porque não há algo mais interessante a não ser o fugaz, desde que este cause devoção eterna às meras impressões que se alternam sucessivamente, e, como elos partidos, não unem. Pois, sem coadjuvantes, protagonistas se revezam em único enredo, sob impressionados olhares figurantes, em mantra sagrado ao bendito é o fútil.
Ora, diremos uns aos outros o quanto nos queremos bem, no soar das trombetas. E que por amor imolamos a alma coletiva, reverenciando quinze minutos de fama, na boca draconiana da voraz "Mídia". Holocausto civilizador, refrigerantes, cigarros, automóveis e democracia obedecem o mesmíssimo padrão de comportamento, porque a logolatria criou clichês com especiais efeitos, tudo na crença de duvidosa veracidade, em resignação e perseguição ao "homem de sucesso", em sepultamento do 'homo-sapiens'. Porque, por fim, ter ou não ter, eis a sugestão.
(Caos Markus)
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