Um dos problemas cruciais ao se refletir sobre uma outra razão que não seja a razão tecnocrática é a noção de 'consenso', a permear a proposta de sua emancipação. Pois, se tudo depende de um processo capaz de propiciar a busca da verdade sob o melhor argumento, há então que se responder, inicialmente, qual forma possibilitará distinguir empiricamente (no cotidiano da sociedade) o consenso gerado espontaneamente do consenso artificialmente forjado.
Ora, se esse processo requer (para a sua própria estabilidade) a retaguarda não só de uma cultura política igualitária (desprovida de vícios de formação), mas também maneiras de pensar, de uma população verdadeiramente habituada à liberdade política; não havendo, com efeito, formação racional da vontade política sem o necessário auxílio de um modo de vida racionalizado; impõe-se evitar que o potencial banalizador da comunicação política no dia-a-dia afete essa cultura, tornando-a sempre mais vulgarizada, irrefletida, desestimulada, desprovida de questionamentos. E, portanto, vulnerável às mais variadas formas da manipulação pela 'indústrias culturais', especializadas na 'produção de consensos'.
(Caos Markus)
Um comentário:
Nice Post.,Thank You..
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