
REMETENTE e DESTINATÁRIO alternam-se em TESES e ANTÍTESES. O ANTAGONISMO das CONTRADITAS alçando vôo à INTANGÍVEL verdade.
quarta-feira, 30 de maio de 2012
SEXTA-FEIRA, 22 DE JUNHO DE 2012: "TRABALHAR DÁ PREJUÍZO AO PATRÃO"

QUINTA-FEIRA, 21 DE JUNHO DE 2012: "SEM LEI, UM BRASIL REPUBLICANO"

QUARTA-FEIRA, 20 DE JUNHO DE 2012: "MINISTÉRIO PÚBLICO QUER HOLOFOTE PARTICULAR"

TERÇA-FEIRA, 19 DE JUNHO DE 2012: "INEDITISMO/VEDETISMO"

sábado, 26 de maio de 2012
SEGUNDA-FEIRA, 18 DE JUNHO DE 2012: "SEM JUGO, A CONJUGAÇÃO NO COLETIVO"

Pioneiro, a singularidade de Piaget se destaca pela identificação do ensino como efetivo processo. 'Processo' nos seus aspectos de 'bilateralidade'; ou até mesmo de 'trilateralidade'.
Em Jean Piaget, rompe-se o condicionamento tão próprio à ideia preconcebida de 'educação', forjada apenas no étimo do vocábulo, isto é, no significado de "condução".
Assim, pois, a conjugação do 'individual' com o 'coletivo'.
De Piaget, o maior mérito: não exalta oprimidos e não enaltece opressores; antes, dá ênfase à intersecção do singular no plural, possibilitando a construção das identidades sem o jugo dos "condutores", de forma a proporcionar sejam então auto-reconhecidas através da 'orientação'.
(Caos Markus)
DOMINGO, 17 DE JUNHO DE 2012: "A CAUSA NO EFEITO"

Defende Santo Tomás de Aquino, cada homem deve possuir um 'intelecto agente' e um 'intelecto possível', que, juntos, constituirão a sua 'alma individual', 'a forma de seu corpo'.
Por efeito, só a individualidade da alma faz conceber o homem como dono dos seus próprios atos. A responsabilidade, pois, será sempre individual.
Daí, definir a 'perfeição' ainda não implica na sua existência. Porque 'definição' é uma ideia, e nada garante realidade a essa ideia. O ponto de partida, então, é o mundo sensível, percebido pelos sentidos. Estes indicam o mundo dotado de movimento. Contudo, nada se move por si mesmo. Por consequência, a origem do movimento deve ser causada. E se não se pretender estender a série das causas ao infinito (o que não explicaria o movimento presente), é preciso admitir uma causa absolutamente imóvel e primeira.
O mesmo raciocínio valerá para a 'causa' em geral. As coisas são ou causa ou efeito de outras, não sendo possível ser causa e efeito ao mesmo tempo.
Deverá, portanto, haver ou uma sucessão infinita de causas (o que seria um absurdo), ou uma causa absolutamente primária e não 'causada'.
(Caos Markus)
SÁBADO, 16 DE JUNHO DE 2012: "CONTÁGIO PÚBLICO PELA PUBLICIDADE"

Sugestivamente inesgotável fonte do poder das empresas em países pobres, contextualizadas no processo da globalização, é o amplo controle da ideologia, ou seja, dos valores condicionantes da maneira como vive um povo. Hábeis, essa empresas estão aptas em determinar a maior parte daquilo que esse mesmo povo vê na televisão ou no cinema, na imprensa falada e escrita, na Net, ouve no rádio, ou em qualquer outro canal midiático. O papel que um governo desempenha na formação de valores, gostos e atitudes, através do que se conhece também como "sociedades fechadas", as empresas globalizadas o fazem em muitas áreas do chamado mundo livre. Por meio da TV, comerciais nos cinemas, revistas em quadrinhos e anúncios em variadas publicações, empresas estrangeiras exercem, sem dúvida, influência ainda mais contínua sobre a mente de povos diversos, superando em muito o sistema educacional desse ou daquele país.
Não raro, apenas uma pequena parcela da população vai à escola depois do terceiro ano do ensino fundamental (atualmente assim 'classificado', no Brasil).
Nesses países, dominados ideologicamente antes de tudo, para a vasta maioria da população o contato com a escola é passageiro, mas perdura a vida inteira o contato com a TV e o rádio principalmente. Afinal de contas, não é preciso saber ler para assimilar uma "mensagem" qualquer!
A propaganda governamental não se iguala ao poder da publicidade. Brasileiros orgulham-se dos sucessivos prêmios conferidos a agências de propaganda nacionais; e não se dão conta de que essas premiações são, no reverso, a prova da nossa submissão à ideologia empresarial. Assim, filmes publicitários institucionais exortando a população à preservação do meio ambiente, por exemplo, concorrem pela atenção com toda sorte de anúncios -de cervejas, cosméticos, vestuário 'da moda' e tantos outros símbolos do que passa a ser considerado 'boa vida'. Veiculados sob múltiplas formas, sempre preparados com requintadas técnicas publicitárias, tais anúncios oferecem fantasias de luxo, amor e poder que nenhuma mensagem de um Ministério da Saúde conseguiráde semelhante influência.
Pelo mundo subdesenvolvido afora, as empresas multinacionais estão comercializando, com muito sucesso, os mesmos sonhos que vendem nos países industrializados.E não seria diferente, uma vez que estimular o consumo em países de baixa renda e adaptar os gostos locais a produtos mundialmente distribuídos é crucial no desenvolvimento de um shopping center global sempre maior.
Naturalmente, aqueles que conquistam seu "bem-estar" mediante o sistema de prestações, quaisquer que sejam os impulsos revolucionários que trazem dentro de si, não gostam de pensar em justiça social, em nada contribuindo, via de consequência, para a indispensável transformação da sociedade, deixando-se contagiar, então, pelos mercadores da sua própria alma, não mais diferenciando-se o público na publicidade.
(Caos Markus)
quarta-feira, 23 de maio de 2012
SEXTA-FEIRA, 15 DE JUNHO DE 2012:"DOMÍNIO E DOMINÂNCIA"

QUINTA-FEIRA, 14 DE JUNHO DE 2012: "OPORTUNA IDADE"
terça-feira, 22 de maio de 2012
QUARTA-FEIRA, 13 DE JUNHO DE 2012: "NOTA DE RODAPÉ"

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