
REMETENTE e DESTINATÁRIO alternam-se em TESES e ANTÍTESES. O ANTAGONISMO das CONTRADITAS alçando vôo à INTANGÍVEL verdade.
quinta-feira, 5 de abril de 2012
SEGUNDA-FEIRA, 7 DE MAIO DE 2012:"SIMILITUDES"

DOMINGO, 6 DE MAIO DE 2012:"ALHURES"

Em sua complexidade, apoiando-se uns nos outros, nossos cérebros são construções jamais acabadas, ou, 'construções universais'. Este infinito situa-nos dentro da criação.
O quê falar desta nova forma de infinito, se o ilimitado cosmo, pois, nos supera pelas suas dimensões? Se o 'nada' nos causa grande temor pelo seu 'vazio', ?
Em direção a quê e a quem nos conduz?
Na Antiguidade e na Idade Média, os homens se consideravam reis e o centro da criação; minimizavam extremamente o infinito sideral e relegavam à ignorância os mundos exteriores.
Escapava-se-lhes ao conhecimento a escala de grandezas na comparação da terra e dos astros.
Via de consequência, percebiam a si mesmos no limite da sua típica ilusão.
Já com o darwinismo, foram vistos como filhos dos símios, desprovidos de interesse, efeito do acaso, sem outro objetivo na terra, senão a igual finalidade dos demais exemplares do reino animal. Inversamente, uma outra incompreensão, resultante da soma de excessivo materialismo com 'simplicidade' inoportuna.
Hoje, o ser humano (fundamento e fonte da reflexão) pode colocar-se no centro de qualquer coisa.
Será, todavia, situando-se no universalmente ordenado, alhures, que este homem estará de fato construindo o infinito.
(Caos Markus)
SÁBADO, 5 DE MAIO DE 2012: "PARTES"
SEXTA-FEIRA, 4 DE MAIO DE 2012: "HISTÓRIA SEM FORMATOS"
Não se conhecerá o passado tal qual ele de fato possa ter sido, apenas buscando como fonte sua articulação histórica. Essa é atitude a traduzir-se muito mais em apropriação de uma reminiscência, da maneira como ela se destaca no momento de uma ameaça.
Função e objetivo do materialismo histórico é, pois, a de fixar uma imagem do passado (como ela se apresenta, no instante do perigo), correlacionando-a ao sujeito histórico, por faltar-lhe a consciência disso.
O perigo ameaça não somente a existência da tradição, mas também os que a recepcionam, em passivo acatamento, através de seus co-respectivos princípios e dogmas. A ambos, o mesmo risco: entregar-se às classes dominantes, como seu instrumento.
Em cada época é preciso arrancar a tradição ao conformismo, que dela pretende apoderar-se. Pois, as intervenções messiânicas não surgem somente como salvação, mas ainda como as única capacitadas à vitoria na luta contra o mal que supostamente combatem.
O dom de despertar do passado a centelha da esperança, este é privilégio exclusivo do historiador, se convencido de que igualmente os mortos não estarão em segurança com o triunfo do mal, mesmo quando esse inimigo tenha por vezes sucessivas triunfado.
(Caos Markus)
QUINTA-FEIRA, 3 DE MAIO DE 2012: "O VERAZ HIPOTÉTICO"

terça-feira, 27 de março de 2012
QUARTA-FEIRA, 2 DE MAIO DE 2012: "PLANEJANDO A PERVERSÃO"

TERÇA-FEIRA, 1 DE MAIO DE 2012: "A CARA DO JUDICIÁRIO"

NA HARMONIA DOS TRÊS PODERES, O JUDICIÁRIO DESAFINA COM O EXECUTIVO E O LEGISLATIVO NO MESMO TOM
PRECISAMOS MOSTRAR A CARA DO JUDICIÁRIO
SE NÃO TIVERMOS UM JUDICIÁRIO PREPARADO E FORTE EFETIVAMENTE, NÃO CONSEGUIREMOS TER UMA NAÇÃO POLITICAMENTE ORGANIZADA
A corregedora nacional de Justiça, ministra Eliana Calmon, destacou, recentemente (29/3) que os magistrados brasileiros necessitam de formação em questões administrativas e conhecer os anseios dos cidadãos.
O Judiciário moderno, disse, precisa superar a IMAGEM DO JUIZ QUE SÓ FALA NOS AUTOS E FAZ DE CONTA QUE ESTÁ ADMINISTRANDO O QUE NÃO SABE ADMINISTRAR. O JUDICIÁRIO FOI CHAMADO A RESOLVER PROBLEMAS DE SÉCULOS SEM O PREPARO NECESSÁRIO PARA GERIR ESSA MASSA DE DEMANDAS SOCIAIS.
A Constituição de 1988 deixou para trás a função que a Justiça desempenhou por quatro séculos de chancelar os atos e decisões de outros Poderes, passando a assumir papel de executora das políticas públicas previstas na Carta Magna.
CONTINUAMOS COM UMA ESTRUTURA ARCAICA E SEGMENTOS QUE FICARAM ENCASTELADOS NÃO ACEITAM MUDANÇAS.
A MINISTRA DEFENDEU A MELHOR FORMAÇÃO DOS MAGISTRADOS.
É FUNDAMENTAL, DESTACOU A MNISTRA, OUVIR O JURISDICIONADO E TER TRANSPARÊNCIA. PRECISAMOS MOSTRAR A CARA DO JUDICIÁRIO. SE NÃO TIVERMOS UM JUDICIÁRIO PREPARADO E FORTE EFETIVAMENTE, NÃO CONSEGUIREMOS TER UMA NAÇÃO POLITICAMENTE ORGANIZADA, acrescentou.
(copydesk, Caos Markus)
segunda-feira, 26 de março de 2012
DOMINGO, 29 DE ABRIL DE 2012: "POSOLOGIA"

Caos Markus:
O 'Discurso do Medo' pode soar como "ameaça". Efeito colateral!!? O que agora alguns jovens politizados (exceção, ressalte-se) promovem é a REAÇÃO ADVERSA, do "medicamento" utilizado por assassinos, ainda hoje go...zando do privilégio do anonimato. Se é para ter medo, tenhamos do Governo da República Federativa do Brasil, a postergar o conhecimento da verdade através de outra espécie de tortura: a mentira. POSOLOGIA: SER BRASILEIRO TODOS OS DIAS.
SÁBADO, 28 DE ABRIL DE 2012: "NATUREZA ESPECTRAL"
Questionamento absolutamente inadiável, como romper o ciclo fatal de uma história que se 'naturalizou' e perdeu o seu papel humano ?
Nessa mesma história, reflexão determinante, de que forma alterar a sua 'natureza', artificializada, um espantoso espectro, irreconhecível e estranha ao humano ser que nela vive?
Vítima de um expatriamento transcendental, o homem contemporâneo vaga sem um suficiente princípio de razão a garantir-lhe pertencer a este mundo.
Se nas limitações de outrora (sob os dogmas cartesianos de cognição) o "conhecimento" fornecia estável referência ao hoje proclamado "sujeito da história", já agora, no entanto, duvida-se da própria identidade do "eu penso" , enquanto validação do 'existir'. Quem é, afinal, esse 'eu' que 'pensa' através de mim?
Tarefa impostergável, cabe-nos construir a propriedade da história, repensando a questão da atividade do 'sujeito', do indivíduo ao coletivo, jamais distanciada da ótica marxista no materialismo-histórico, repensando a garantia dos princípios lógicos da identidade, da não-contradição e de uma razão suficiente no tempo.
Não, não há plausibilidade em qualquer propalada 'rendenção'.
É imprescindível uma nova figura da razão, em consonância com o tempo presente, tendente a reconciliar seus aspectos de dominação e calculismo com sua passividade e receptividade.
Premente, hoje, a racionalidade habilitada à nossa inserção nas incertezas da história.
O rompimento da fatalidade na história exige inicial admissão: apresenta-se habitualmente fragmentada a própria história. E dela história não somos tão-somente os tais "sujeitos".
Transcendendo a noção de progresso apartado do conceito de evolução, deveremos, sim, acumular em único espaço as experiências de outros espaços e outros tempos.
(Caos Markus)
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