Etnia, povo, raça e nação são quatro definições com significados diferentes, porém usualmente seu conceito pode ser mal compreendido ou erroneamente utilizado. Cada um desses termos possui uma interpretação diferente e tem ligações desiguais, tais como características e quesitos distintivos entre si. É importante saber qual a definição para cada palavra, equivocar-se nesse caso é bastante comum. Para ter uma noção de cada um desses conceitos, é preciso observar suas variações e as razões de suas disparidades.
Etnia
A definição de etnia é muito usada geralmente para classificar e identificar um grupo de pessoas portadoras de certas qualificações em comum, tais como a mesma língua, valores e a mesma cultura, bem como tradições e características históricas, formas de vestir e atuar, hábitos gastronômicos, entre outros. Geralmente se confunde quando se faz referencia a etnia como grupo minoritário e/ou como raça.
Povo
Essa definição é usada para classificar um grupo de pessoas usualmente detentoras de apenas um ponto em comum. Por exemplo: povo brasileiro, povo rico, povo indígena etc.
Raça
São características físicas e biológicas de um grupo de pessoas de uma mesma região geográfica, na maioria dos casos, mas não necessariamente. Caracteres precisamente biológicos, como a cor da pele, dos olhos, tipo de cabelo, formato da cabeça, dentre outros são elementos determinantes. A raça está presente na genética de um indivíduo quando nasce. A título de exemplo, infere-se que uma pessoa de olhos puxados tem descendência asiática apenas pelo conhecimento desses traços físicos na sua região originária.
Nação
A ideia e conceito de nação se relacionam diretamente com o sentimento e a consciência coletiva, identidade social, costumes e tradições culturais presentes em um conjunto que compartilha e aceita ser parte desse grupo organizado em sociedade. É comum se dirigir a um país como nação, pois nele há sempre uma maioria de pessoas que se identificam com as suas características tanto históricas como sociais.
Concluindo-se, suas diferenças são relativamente claras. Entre raça e etnia, distingue-se o conceito de raça, referindo-se diretamente aos rasgos morfológicos, seja a cor da pele, olhos, estrutura física, entre outros. A etnia diz respeito à comunidade, mesma a formada por laços de afinidade entre os sujeitos e seus hábitos e tradições.
Há discernimentos, também, entre ‘povo’ e ‘nação’. O conceito de ‘povo’ não implica necessariamente fazer parte de uma ‘nação’. Refere-se diretamente a um ponto comum da mesma comunidade e coletividade. O conceito de ‘nação’ já implica a organização política e social, sob as regras de uma única constituição, numa fronteira geográfica determinada. A ‘nação’, assim, pode abrigar diversos povos.
Considerados estes mais minuciosos esclarecimentos, evita-se postular direitos atípicos a diversidades em contextos diversificados.
(Caos Markus)
Nenhum comentário:
Postar um comentário