REMETENTE e DESTINATÁRIO alternam-se em TESES e ANTÍTESES. O ANTAGONISMO das CONTRADITAS alçando vôo à INTANGÍVEL verdade.
quinta-feira, 16 de maio de 2013
TERÇA-FEIRA, 21 DE MAIO DE 2013: "A IDEOLOGIA DO IGUALITARISMO"
A doutrina liberal sugiu como justificação do sistema capitalista que, ao argumentar como necessária a predominância da liberdade e dos interesses individuais da sociedade, estabeleceu uma forma de organização social baseada na propriedade privada dos meios de produção, ou seja, \a sociedade de classes. Manifestação própria desse tipo de sociedade, dela adveio a "pedagogia liberal".
Historicamente, observa-se que movimentos sociais, e/ou educacionais, surgem em contraposição uns aos outros. O movimento burguês se contrapôs ao feudalismo, fomentado pela ideologia burguesa, estruturada sobre as ideias positivistas. Então, a "pedagogia liberal" iniciou-se com a "tradicional", cujo papel seria o de reproduzir a sociedade de classes e reforçar o modo de produção capitalista.
O sistema capitalista tem no proletariado o adversário real à burguesia, a qual, através da educação escolar, tem a necessidade de se direcionar ideológica e profissionalmente, para conter e dominar.
Por isso, a dupla função: preparar as forças de trabalho adequadas às exigências da economia capitalista e respaldar a ideologia burgues, classe dominante gestora dessa economia.
A tendência liberal tradicional apresenta, com efeito, características próprias.
O papel da escola: preparar intelectual e moralmente alunos para assumir sua posição na sociedade.
Os conteúdos de ensino correspondem aos conhecimentos e valores acumulados, e são trabalhados distantes da realidade social, gerando os "intelectualistas".
O método está apoiado nos passos formais do método expositivo: preparação, apresentação, associação, generalização e aplicaçã, tendo por meta disciplinar a mente e formar hábitos.
O relacionamento professor/aluno caracteriza-se pela autoridade do professor, imposição da disciplina e reduzida comunicação.
O pressuposto de aprendizagem considera a capacidade de assimilação da criança idêntica à do adulto. Propaga a repetição, a memorização, a avaliação e o reforço.
Na prática, as manifestações nas escolas constituem-se igual realidade.
O professor é o transmissor, o sujeito do processo, indivíduo decisivo e decisório. O aluno, o receptor, o elemento passivo, o memorizador. E o intelectual seria o "comissário".
A legislação educacional é o vínculo adequado para concretizar, nos processos educacionais, os valores da ideologia que se quer transmitir.
A tendência liberal fomentou a escola como aparelho ideológico do estado. Afinal, por que, quase dois séculos após o aparecimento do Estado Burguês, que fez dos sistemas de ensino sob sua tutela uma das pedras de toque de "igualdade social", a desgastada proclamação da escola pública universal e gratuita como direito de todos, está tão longe de constituir realidade?
Uma só resposta: o próprio igualitarismo assume feições de ideologia contrastante com a da liberdade.
(Caos Markus)
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