SÁBADO, 2 DE FEVEREIRO DE 2013: "VOZES ÍNTIMAS"
O humano ser continua dando preferência a duas formas dentre as muitas que ele tem para se tornar um imbecil, quais sejam, as militâncias de esquerda ou direita.
Em virtude de tamanha incompreensão, não logramos admitir a impossibilidade de coincidência entre o bom e o justo, confundindo, sempre, o julgamento -como máximo referencial do justo -, com o necessário sacrifício quando o que se pretende é atingir o bom. Pois, reduzidos pela pequena estatura da 'maior segurança', preterimos a própria justiça, desatentos à exigência superior da transformação de uma parte do nosso direito em sacrifício. De fato, o cérebro e o coração humanos não têm negado a sua escolha para ser a arena do universo.
Pela engenhosa capacidade de adaptação, somos respeitáveis servos, emprestando respeitabilidade aos senhores a quem nunca deixamos de admirar, mesmo porque, procurando evitar atritos, preferimos a bajulação à auto-estima.
A luz intensa da razão tem sido de pronto rejeitada por uma grande maioria, mais inclinada ao poder da ilusão no império das sombras que ao "sofrimento" inerente à sabedoria e à verdade. A vista turva não tolera o fulgor da percepção irrestrita.
Assim, a frivolidade convive com a embustice, co-responsáveis pelo descaramento como prática dos pusilânimes. E complexos teoremas cuidam de dissimular espetacular vileza, equacionando de maneira aparentemente aceitável quaisquer divergências que possam suscitar riscos à supremacia da simulação.
Os tempos, todos eles, se parecem. E os problemas de hoje se parecem muito aos de ontem. no enredo igual dos iguais homens. Quando renunciamos ao mal e às suas pompas o fazemos menos por não admiti-lo, menos por repugná-lo, do que por não estarmos à sua altura.
Sistematicamente arquitetando construções de pensamentos voltados para a manutenção de uma mentalidade espartana, cada um de nós conclui pela eliminação do que é mais exato, cedendo aos encantos do que se mostra mais fascinante.
Por isso esse devaneio a adiar o concreto, em promessas que concedem tão somente um lenitivo, procurando impedir o verossímil. Por isso essa faculdade do poder em aproximar a casagrande e a senzala, limitando-as pelo que têm em comum -a imbecilidade dos extremistas.
A angústia daí advinda é prova cabal de uma justiça sem mérito, fruto apenas do cumprimento das leis e mandamentos pré-ordenados para a garantia provisória de uma serenidade procurada exteriormente, e não pela semelhança com o mais elevado espírito. E, assim, os fundamentos da existência vacilam ante a recusa das vozes mais íntimas, aquelas que dizem que todo os sistemas falhos estão prestes a ruir, pois que não têm respeitado a verdade acima deles mesmos, independente das fronteiras impostas às consciências forjadas na cupidez.
(Caos Markus)
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