REMETENTE e DESTINATÁRIO alternam-se em TESES e ANTÍTESES. O ANTAGONISMO das CONTRADITAS alçando vôo à INTANGÍVEL verdade.
domingo, 30 de dezembro de 2012
SEGUNDA-FEIRA, 14 DE JANEIRO DE 2013: "INSTITUIÇÕES, AS SOCIEDADES PARCIAIS"
Temos instituições em excesso, sem que elas cumpram devidamente seus objetivos. Ao contrário, são formidáveis obstáculos à consecução do bem comum. Em várias delas o que se verifica é a prevalência de interesses de grupos minoritários, sempre em função diametralmente oposta à consideração de Rousseau, qual seja, para que haja "vontade geral" torna-se necessário que nenhum outro órgão coletivo se interponha entre o indivíduo e o Estado. E esta vontade se origina do que resta de comum no confronto de vontades individuais, não se devendo confundir a 'vontade geral' com a 'vontade de todos', pois que a primeira visa o interesse comum, enquanto a segunda permanece no 'interesse privado', 'de cada um'. Importa, assim, para bem realizar o enunciado da 'vontade geral', a supressão de 'sociedades parciais' no Estado, e que cada cidadão opine somente por si.
Com efeito, fundamentar o Estado nos valores em que o futuro esteja ligado ao passado pelo nobre cativeiro do dever é missão precípua da educação. Afinal, o que havemos de colocar dentro do Estado, devemos antes por dentro da escola. E uma vez compreendido como exercício da democracia o direito de opinião, faz-se imperioso elevar o nível moral de quem o exerce. Assim, quanto mais força a estrutura do governo der à opinião pública, mais essencial será ilustrá-la. Por isso mesmo, é necessário, primeiro, educar o próprio governante.
O governante que de fato estiver preocupado com o bem-estar do seu povo não o subjugará ao império das paixões, pois, presume-se, ele mesmo estará muito acima delas, norteado por inescusável altruísmo. Requer-se sensibilidade tal que permita aglutinar semelhanças e respeitar diferenças, identificando a alma nacional, porque não pode haver nação sem um lastro comum de pensamento e sentimento.
Conceituando 'instituição' enquanto um grupo de pessoas reunidas em torno de uma ideia, capaz de realizá-la graças a uma organização permanente, podemos constatar a ausência de efetiva reais instituições no Brasil.
Isso, contudo, só será possível mediante a eventual habilidade de estadista, a ser notabilizado pela argúcia na administração da coisa pública, e não pela astúcia, infelizmente entendida por nós brasileiros como 'Política'.
(Caos Markus)
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