Constante dos estudos de Friedrich Engels,os "peles vermelhas" foram exemplo de constituição 'gentílica' completamente desenvolvida.Uma tribo dividida em diversas 'gens'; e, com o aumento populacional, cada uma das 'gens' primitivas se subdividia em várias outras ("filhas"), para que com o tempo, na ramificação da própria tribo, surgisse entre elas uma conferação das aparentadas.Antes, no entanto, sempre preservada a 'gens-mãe' como 'fatria'.Essa organização simples é totalmente adequada às condições sociais que a criaram. Um agrupamento espontâneo, capaz de dirimir todos os conflitos porventura nascidos no seio da sociedade correspondente.Ali não cabiam nem dominação nem servidão, ausentes diferenças internas entre 'direitos' e 'deveres'.Para o índio, não existia o problema de saber se era um direito ou um dever tomar parte nos assuntos de interesse social.Percebe-se nitidamente a presença, isso sim, da 'coordenação'. Coordenação essa defendida como essencial pelos 'anarquistas'. Com efeito, o quê para muitos hoje é 'utopia irrealizável', já foi a expressiva realidade do índio, um anarquista por natureza.
Cabe, então, perguntar: utopia é uma questão de tempo, uma situação no tempo ou uma condição de um tempo?
(Caos Markus)
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