ACREDITE SE PUDER ...
O GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO CORRE PERIGO.
NO BRASIL, HÁ 550 MIL MANDADOS DE PRISÃO NÃO CUMPRIDOS.
SÓ EM SÃO PAULO SÃO 115 MIL.
NO ENTANTO, O TOTAL DE DELEGACIAS DE POLÍCIA NESTE ESTADO CAIU PELA METADE, EM 11 MUNICÍPIOS
Levantamento no banco de dados de 17 estados e do Distrito Federal mostra que há cerca de 500 mil mandados de prisão aguardando cumprimento nessas regiões, acumulados ao longo dos anos, sendo aproximadamente 360 mil só no Sudeste. Para saber quantos mandados não cumpridos ainda constam no país, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) disponibilizou na internet há três semanas o Banco Nacional de Mandados de Prisão, cujo funcionamento, porém, ainda está engatinhando. Apenas 12 tribunais estão alimentando o sistema com informações sobre mandados expedidos a partir de 16 de janeiro. A partir de julho, todos os mandados antigos têm que estar no site.
Segundo o CNJ, é fundamental saber quantos são os mandados não cumpridos no país, para que o poder público planeje melhor suas ações.
SEGUNDO O MINISTÉRIO DA JUSTIÇA, A MASSA CARCERÁRIA DO PAÍS CHEGA A 514 MIL, E O DÉFICIT DE VAGAS NAS CADEIAS CHEGA A 210 MIL,
EM SÃO PAULO, EXISTEM 115 MIL MANDADOS A CUMPRIR NO SISTEMA DA POLÍCIA CIVIL.
Até é possível que muitos dos 500 mil mandados não cumpridos não estejam mais válidos, por ter havido prescrição da pena ou a morte do acusado, por exemplo. O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo vai revisar 10 mil mandados.
Muitos procurados não estão em local conhecido, ou fogem para outros estados, e isso atrapalha o cumprimento. E, ÀS VEZES, A POLÍCIA NÃO TEM A ESTRUTURA ADEQUADA.
O indivíduo procurado não fica esperando a Justiça para ver se vai ser condenado. A lei possibilita que quem já espera ser preso fuja - diz o chefe da Divisão de Capturas da Polícia Civil de São Paulo.
A REENGENHARIA DO GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO PARA A SEGURANÇA PÚBLICA REDUZIU A MENOS DA METADE O NÚMERO DE DELEGACIAS DE 11 CIDADES DO INTERIOR. .
De 40 DPs (distritos policiais) e delegacias especializadas que existiam nos municípios, restam hoje 18. Entre as cidades, estão Barretos, Guaíra e Olímpia.
Os números são da SSP (Secretaria de Estado da Segurança Pública).
AS FUSÕES DE UNIDADES COMEÇARAM NAS CIDADES DO DEPARTAMENTO DE POLÍCIA JUDICIÁRIA DO INTERIOR.
I M P O S I Ç Ã O
O PRESIDENTE DO SINDICATO DOS DELEGADOS DE POLÍCIA DO ESTADO DE SÃO PAULO AFIRMA QUE O PLANO ESTÁ SENDO IMPOSTO PELA SSP, SEM UM DEBATE PRÉVIO COM A POPULAÇÃO.
(copydesk, Caos Markus)
Nenhum comentário:
Postar um comentário