Nem todas as pessoas possuem aptidão para as ciências e as letras. Por consequência, na maioria das vezes, quem procura o 'saber' são exatamente aquelas que não possuem aptidão, pois vêem no estudo apenas possibilidade de exercer uma profissão e enriquecer-se, e não forma de aprimoramento do 'espírito'. Pior, são exatamente esses indivíduos, sedentos por lucro, desvirtuados, os que se tornam 'mestres'. Eis o resultado: homens que vêem o bem mas não o fazem; vêem o saber e não sabem servir-se dele.
Cumpre a indagação: por que os mais 'sábios' não são os mais sagazes? Resposta quase óbvia: na maior parte, eles não têm habilidade; vêem o saber e não sabem servir-se dele. Afinal, não basta saber, quando não se sabe agir, isto é, 'se não se sabe agir bem'.
Apesar disso, o povo parece idolatrar o sábio. Daí o mito do 'doutor', tão difundido no Brasil. Povo que respeita àquele indicado como 'sabio', mas ignora a quem qualificado é de 'bom'.
Sendo a raiz do problema a questão da aptidão, ou melhor dizendo, a falta dela; são pertinentes no mínimo duas perguntas: é correto atribuir à educação a tarefa exclusiva de desenvolvimento técnico para o trabalho? E todos devem mesmo se submeter à obrigação de estudar, mesmo quando não se possui destreza para tanto?
À primeira, plausível a resposta: o estudo (e não a 'educação') deve oferecer o desenvolvimento técnico somente às pessoas aptas a realizar trabalhos envolvendo o domínio da ciência, porém, não pelo lucro ou para enriquecer.Tal habilidade exige, necessariamente, a conjunção entre capacidade intelectual e bom senso moral, equivalendo ao binômio 'ciência-virtude'. Já à segunda, como 'nem todos' possuem capacidade para trabalhos abrangendo a ciência (considerada a exigência da vocação e da familiaridade com os livros); de igual maneira, 'nem todos' devem estudar, no sentido de 'desenvolver uma técnica', ou 'especializar-se em uma profissão'.
Enfim, queiramos ou não admitir, há evidente distinção entre 'ser estudado' e ser 'educado'. Aquele significa ser 'douto', 'saber mais'; este significa 'ser virtuoso', 'saber melhor'.
(Caos Markus)
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