(Marcus Moreira Machado)
REMETENTE e DESTINATÁRIO alternam-se em TESES e ANTÍTESES. O ANTAGONISMO das CONTRADITAS alçando vôo à INTANGÍVEL verdade.
sábado, 1 de agosto de 2009
SÁBADO, 8 DE AGOSTO DE 2009:"VAMPIRISMO"
Muito do que se supõe 'ideologia' nada mais é do que a total ausência de idéias, a conferir aura de humanista àquele que não possui 'lastro próprio'. Nesse caso, é bastante sugestivo o desprezo de Henry Miller às pessoas que costumam adotar os problemas do mundo. Diz Miller que "o homem eternamente preocupado com a condição humana ou não tem problemas próprios, ou se recusou a enfrentá-los". ressalvando "os poucos emancipados que, tendo refletido sobre as coisas, estão autorizados a se identificar com a humanidade".
O narcisismo está definitivamente acima do altruísmo. E, por isso, é a egolatria a determinante na vida das pessoas, muito embora confessá-la é tirar um certo brilho da pretendida 'genialidade', perseguida como o maior dos objetivos. Não por outra razão tanta gente quer libertar o mundo de uma tão vaga quanto questionável tirania; ser herói ainda vivo é ter o reconhecimento exterior, uma vez que o interior é por demais inaceitável, por tratar-se de um 'juiz' muito mais impiedoso - a própria (in)consciência.
Ocupar-se da liberdade alheia, buscando o que nem sempre esteja de fato faltando a outrem, tem sido uma inadmissível covardia do vampirismo político dos nossos tempos. Na falta da sua própria liberdade, o líder tem alardeado uma 'tirania' merecendo a próxima eliminação, mesmo sendo totalmente desconhecida ou pressentida pelas 'vítimas'. Trata ele de buscar na liderança a 'escravização' de que precisa para ofuscar a sua própria escravidão, presa de si mesmo.
Mas, por saber que encontrará toda uma legião pronta a ser escravizada por mais alguém, porque incapaz de lidar com os seus próprios problemas, o líder não encontra grande dificuldade em dominar os que sempre existiram para o domínio. Provavelmente, eis a explicação para o 'exército de frustrados' pronto a atacar a harmonia e promover o caos. Sócios de Deus, entendem-se como tal na conclamação de Thomas Jefferson: "resistência aos tiranos é obediência à Deus". E em nome do combate à tirania é que perseguem o particular endeusamento, na obediência cega dos discípulos da prepotência.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário