SEGUNDA-FEIRA, 3 DE MARÇO DE 2008: "PEDAGOGIA, UMA COAÇÃO SIMBÓLICA".
Qualquer ação pedagógica é uma violência emblemática enquanto imposição por um poder arbitrário, de um despótico cultural. O seu alcance encontra-se definido no fato de que ela é conveniente a toda formação social, entendida -através da sua coação simbólica- como sistema de relações de força e de 'sentido' entre segmentos ou classes. Porém, como o poder não se reduz à imposição da força (dissimulado o seu caráter violento), ele não produzirá efeito se não for exercido numa relação de comunicação. É então que o poder simbolizado na ação pedagógica determina-se por seu peso na estrutura das relações de força e dos vínculos emblemáticos instaurados entre as demais ações de dominação. Uma estrutura que exprime, por seu turno, as coligações de poder entre os grupos e as classes constitutivas da considerada formação social.
Assim, é pela mediação do consequente predomínio dessa precisa ação pedagógica que as diferentes ações exercidas em segmentos diversificados colaboram objetiva e indiretamente com a concentração de poder das classes dominantes.(Marcus Moreira Machado)
Nenhum comentário:
Postar um comentário