Quando da "Abertura" do Presidente Figueiredo, ainda sob o regime do golpe militar de 64, o que de fato ocorreu, como atualmente mais isso se constata, não passou de uma manipulação estratégica das mesmas oligarquias que até hoje dominam o cenário político nacional.
Ora, abrir uma válvula para concessões políticas só seria arriscado ao sistema econômico se o povo e seus líderes tivessem um outro sistema que o substituísse. Não tendo, perigo algum poderia advir de uma 'abertura' que possibilitaria assegurar o direito de falar a quem não tinha o que dizer.
Com habilidade, o regime política poderia usar a 'abertura' para dar cobertura à ditadura econômica. Não foi outra coisa o que de fato aconteceu. E desde então é o que se verifica no Brasil.
Alterar o regime político para criarmos um novo sistema econômico é a tarefa que se impõe às lideranças do povo e dos trabalhdores. Contudo, o que vemos até agora é somente a colaboração com o regime vigente, estejam os 'colaboracionistas' ( e não simplesmente 'colaboradores') abrigados na 'social-democracia' ou no 'socialismo'.. Afinal, na voz do silêncio, os nomes não importam, pois que não trazem consigo efetivo conteúdo.(Marcus Moreira Machado)
Nenhum comentário:
Postar um comentário