Os objetivos educacionais não são simplesmente uma lista de assuntos a serem abordados em um curso. Certamente, haverá certos aprendizados que os alunos deverão adquirir e com os quais deverão estar familiarizados até a conclusão do compêndio dos ensinamentos. Entretanto, se os objetivos buscados se encerrarem aí, corre-se o risco de desperdiçar muitas oportunidades de oferecer aos discentes uma experiência educacional mais produtiva.
Os objetivos educacionais finalizam proporcionar aos alunos analisar e refletir sobre o que 'deverão saber' ou 'ser capazes de fazer' ao final do curso, considerando o quanto não eram aptos a fazer antes do aprendizado. Esses propósitos precisam estar relacionados ao desempenho dos aprendizes. Boas metas educacionais não podem ser nem extremamente abstratas, específicas demais, nem restritas a habilidades cognitivas de nível inferior.
Cada intento educacional individualizado deve apoiar o objetivo maior do processo, ou seja, o fio condutor a unir todos os assuntos alvos de abordagem e todas as habilidades então já adquiridas ao término do período letivo.
De maneira ideal, os objetivos no processo de educação-aprendizagem dependem de resultados mensuráveis, descritivos de padrões através dos quais os alunos possam demonstrar terem alcançado a pretensão do aprendizado.
Por isso, os métodos de avaliação necessitam da diversidade de critérios: provas (orais ou escritas), artigos, exposições, ou projetos em equipe.
Nos sistemas de avaliação bem sucedidos deseja-se, pois, a compreensão, pelos próprios alunos, do que se espera deles, a fim de poderem, eles mesmos, usar seus inerentes procedimentos na identificação dos pontos cujos desempenhos ainda carecem de fortalecimento.
Confirma-se, assim, analogamente à multilateralidade disciplinar, é atributo dos objetivos educacionais a sua idealização através de segmentos situados num mesmo plano, comum tanto aos educadores quanto aos educandos. Algo semelhante a 'autodisciplinamento', enquanto consequência de prévias proposições sinalizadas à efetiva realização.
(Caos Markus)
Nenhum comentário:
Postar um comentário