No processo de 'ensino' e 'aprendizagem' (considerando por função fundamental a garantia de condições para o próprio educando construir 'instrumentos' que o habilitem a um processo de educação permanente) é indispensável profunda abordagem de metodologias... aptas em elaborar estratégias de verificação e comprovação de hipóteses voltadas à articulação do conhecimento. No mesmo sentido, impõe-se, por prioridade, o desenvolvimento de argumentação capacitada ao controle dos resultados desse processo, quando se pretende alcançar espírito crítico, a privilegiar tanto a criatividade quanto a compreensão de limites, sob o primado da lógica nas proposições apresentadas à guisa orientações. Para tanto, é necessário, em absoluto, a implementação de uma dinâmica a favorecer -no ensino- não somente restrita identificação das potencialidades individuais, contudo, também e principalmente, o reconhecimento do coletivo em seu máximo potencial. Assim, o estímulo à autonomia do sujeito estará amparada na segurança em relação às suas pessoais capacidades, através de interação orgânica e integrada ao pluralismo, possibilitando atuar pela interlocução, em níveis diversificados ante a complexidade de maior grandeza.
(Caos Markus)
Nenhum comentário:
Postar um comentário