A identidade humana se constitui na trama dialógica entre a unidade e a diversidade. A identidade é um traço fundamental de distinção entre um e outro indivíduo, um grupo de outros grupos ou ainda uma civilização de outra. O homem constitui e modela sua personalidade a partir de seu contato com o mundo e, de forma especial, com a cultura humana. As características individuais peculiares, o modo de pensar, ser e agir, desenvolvem-se na prática das ações cotidianas em meio à realidade cultural na qual se insere.
A especificidade humana, sob a consideração dos princípios da teoria da complexidade, pode ser compreendida no diálogo entre unidade e multiplicidade como duas dimensões inerentes, antagônicas e complementares do gênero humano. Sendo una e múltipla, o seu conhecimento deve contemplar as diferenças que caracterizam os povos habitantes do mesmo planeta. A construção de uma identidade planetária pressupõe, por sua vez, uma educação escolar fundada na admissão e no respeito da pluralidade cultural. À organização do sistema escolar como um todo comporta uma perspectiva em direção ao olhar identitário enquanto desígnio das civilizações. Para tanto, é necessário repensar o papel da escola como fonte e base de afirmação de paridade num mundo planetário e plural. Cabe à educação escolar despertar uma consciência antropológica e desenvolver a formação da identidade de um ser humano legitimador da unidade na diversidade, em afluência à terra-pátria universal. (Caos Markus) |
REMETENTE e DESTINATÁRIO alternam-se em TESES e ANTÍTESES. O ANTAGONISMO das CONTRADITAS alçando vôo à INTANGÍVEL verdade.
quarta-feira, 3 de setembro de 2014
QUINTA-FEIRA, 18 DE SETEMBRO DE 2014: "AFLUÊNCIA AO UNIVERSAL"
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