REMETENTE e DESTINATÁRIO alternam-se em TESES e ANTÍTESES. O ANTAGONISMO das CONTRADITAS alçando vôo à INTANGÍVEL verdade.
terça-feira, 7 de maio de 2013
SÁBADO, 11 DE MAIO DE 2013: "O FUTURO ADQUIRIDO"
Atualmente, contrariando o período inicial da exportação do capital, quando o financiamento se operava pelos recursos originários do país investidor, a mobilização agora é feita no próprio mercado do investimento, diminuindo substancialmente as transferências. E a "complementação" se faz pela co-participação financeira, governamental e dos bancos de investidores.
Se existir de fato a pretensão de afastar-se a inflação, há que se promover, seja qual for o governo, reformas estruturais capazes de intervir definitivamente na aquisição de "know-how", impedindo-se o monopólio da pesquisa determinante da “transferência" de tecnologia apenas pelo pagamento de "royalties".
À má administração do desenvolvimento deve-se responsabilizar o longo período de transmissão denominado "crise", considerando-se aqui não a impossibilidade e sim a falta de decisão, ou mais apropriadamente, a ausência de vontade política.
Coniventes ou não, os governos de países hoje denominados "emergentes" os têm dirigido enquando "plataformas de exportação". Proclamar severo combate aos oligopólios sem observar a natureza da concorrência oligopolista, será sempre discurso sem conteúdo, desatento ao modo como as grandes empresas, através dos cartéis, "holdings", procuram expandir-se.
Identificados os males, cabe reconhecer as suas causas. Não cabe o fatalismo a apregoar total carência de infra-estruturas restritivas do desenvolvimento gerador de riquezas, pois essa condição de prosperidade não nasce por si só, antes depende de políticas governamentais específicas, voltadas a preparar uma prognose planejada.
Outra vez, nota-se, o elemento fundamental desse processo de emancipação é o "conhecimento", não o transferido, mas sim o elaborado, projetando-se o futuro adquirido.
(Caos Markus)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário