REMETENTE e DESTINATÁRIO alternam-se em TESES e ANTÍTESES. O ANTAGONISMO das CONTRADITAS alçando vôo à INTANGÍVEL verdade.
quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013
TERÇA-FEIRA, 5 DE MARÇO DE 2013: "PARADIGMAS CULTURAIS NA EDUCAÇÃO"
Numa Cultura do Ensino, o foco do processo educacional está na instrução, notreinamento, no conteúdo e no controle. Há uma massificação do processo por se acreditar que basta haver o ensino para que a aprendizagem ocorra, sendo o ensino, ministrado da mesma forma, no mesmo tempo para todos. Em função da forma de conduzir o processo há um estímulo à competição.
O espaço educacional é hierárquico, o que propicia condutas de coação e conformismo, gerando respeito unilateral e solidariedade externa.
O processo educacional é centrado na atividade do professor, realizado por meio de instrução, exercícios e provas.
O conteúdo é ministrado numa sequência linear, fato que incentiva uma posição de consumidor passivo.
A interação é reativa, ou seja, acontece baseada na ação 'reação- estímulo-resposta'.
A avaliação é utilizada como controle, para testar, comparar e classificar. Objetiva-se o produto final.
O uso da tecnologia é visto como uma possibilidade a mais de passar conteúdos ou reforçá-los. Desta forma surgem os cursos clássicos mediados pela tecnologia.
Numa Cultura de Aprendizagem, o foco do processo educacional está na construção do conhecimento, na aprendizagem, no desenvolvimento de competências e habilidades. Há um respeito ao ritmo de desenvolvimento do sujeito, pois se acredita que a aprendizagem é um processo coletivo, significado individualmente estando relacionada às construções/significações anteriores do sujeito.
O espaço educacional é heterárquico, propiciando condutas de cooperação, gerando respeito mútuo e solidariedade interna.
O processo educacional é centrado na atividade do aprendente, identificação e resolução de problemas, professor como mediador e co-participante.
O conteúdo é construído na criação de redes de informação, o que incentiva a atividade do sujeito, a autoria e o desenvolvimento da autonomia.
A interação é mútua, ou seja, o processo é constantemente construído através de negociações realizadas pelos interagentes.
A avaliação é vista como processo, objetivando a correção de rumos.
O uso da tecnologia é visto como uma possibilidade a mais para a construção do conhecimento, baseado num processo de interação. Desta forma surgem as comunidades de aprendizagem, as redes de convivência, a educação aberta e a distância, a gestão do conhecimento.
O paradigma constituinte da Cultura do Ensino está fundamentado numa Sociedade Industrial e o paradigma da Cultura da Aprendizagem é impulsionado pela Sociedade em Rede.
Na Sociedade Industrial, o sistema educacional é um sistema fechado.
A organização do ensino é linear, sequencial e em patamares (séries, semestres, ano).
O currículo é pré-estabelecido no tempo e no espaço. Conteúdos fragmentados que seguem uma ordem linear com pré-requisitos rígidos - das partes para o todo - do mais fácil ao mais difícil. Disciplinas trabalhadas separadamente.
A capacitação dos professores é realizada através de cursos de aperfeiçoamento, centrados em técnicas para dar aula, organizar conteúdo, controlar a turma, testar os conhecimentos. O ambiente educacional tem suas bases na heteronomia. Apresenta-se rígido, hierárquico, diretivo, autoritário, coercivo, gerando dependência, competição e conformismo.
Incentiva o trabalho isolado e disciplinar. É centrado no professor, o qual define as regras, a direção e as atividades, e o aluno executa. É o ponto de encontro para o ensino formal, transmissão de informações.
A interação é reativa3, ou seja, o sistema por ser fechado não percebe o contexto, as noções de realidade, os processos significativos ou interpretativos. A interação é baseada no estímulo-resposta - relação causal - ação e reação. Por não efetuar trocas com o ambiente o sistema não evolui. Apresentam relações lineares e unilaterais. O reagente tem pouca ou nenhuma condição de alterar o agente. Há seqüência definida de acontecimentos sucessivos - demasiados determinístico, de pouca liberdade criativa. O "throughput" é mero reflexo ou automatismo - mecânico.
O ensino é baseado em "courseware". Inspirado na tradição oral - exposição, na competição, na recompensa, no erro como punição. A informação é trabalhada de forma isolada.
A metodologia é reprodutiva, centrada em aula expositiva, exercício e prática, retenção de fatos, trabalho isolado.
A avaliação tem como foco o resultado, é classificatória e excludente. Exige-se respostas corretas como forma de validar a aprendizagem, através da retenção de dados.
explicitados em testes e provas. O objetivo é controlar, punir e reforçar.
O suporte tecnológico é visto como simples instrumento auxiliar - um recurso a mais. O ambiente, por ser fechado, possibilita somente uma interação reativa. É linear e mecanicista -computador como máquina de ensinar. Nesses ambientes as questões e as respostas já estão "pré-questionadas" e "pré-respondidas" -programadas. A interface construída supõe que basta apresentar a informação ao aluno, que ele introjetará o conhecimento. Sendo que bastam reforços positivos e negativos para a regulação da “fixação” dos conteúdos. O conhecimento está pronto para ser “transmitido” e, quando isso acontece, se potencializa o aprendizado.
O aluno é visto como tábula rasa, consumidor passivo de conteúdos, repositório de informações (acredita-se que a informação é impressa na mente). Torna-se reprodutor, dependente, individualista e pouco comprometido. Memorização mecânica de informações.
O professor é visto como ensinante, agente, centro do processo de aprendizagem, transmissor do conhecimento, produtor de informações. Exibe comportamento autoritário -dissemina informações, controla a turma, pergunta e responde corretamente.
A aquisição de conhecimento só ocorre no sistema formal de ensino.
O Paradigma é o da transmissão do conhecimento.
Na Sociedade em Rede em que as pessoas passam a se conectar, os espaços se transformam, se interconectam, se sobrepõe; os tempos não são mais lineares e as hierarquias se dissipam. Os suportes magnéticos armazenam dinamicamente as informações e as distribuem atendendo às complexidades das novas condições ecológicas. Tudo isso possibilita pensarmos o sistema educacional como um sistema aberto.
A organização do ensino precisa considerar este novo contexto. Pode acontecer também em forma de rede, por áreas/células/disciplinas afins, por temas, por projetos.
O currículo pode ser construído no processo. Não há necessidade de uma seqüência única, geral e limitadora. Podem ser buscados novos modelos como: pré-requisito sendo definidos pelo aluno, juntamente com o professor em função do que deseja conhecer e o que já sabe. O currículo, sendo integrador, organizado interdisciplinarmente, funcionando em rede.
aberto, possibilita uma interação mútua. Parte de problemáticas emergentes para atualizações criativas e temporárias - as soluções não podem ser definidas por antecedência. Nesses ambientes se permite a construção, a livre exploração, a descoberta, a invenção. Qualquer questão pode ser colocada e as respostas podem ser construídas. A interface construída se ocupa do “ devir-outro” , da novidade, do imprevisível, serve como ponto de encontro para o diálogo entre diversos interagentes que se reúnem em trabalho cooperativo.
O aluno é visto como produtor ativo agente do processo de aprendizagem, sujeito com conhecimentos prévios, pensadores que elaboram teorias sobre o mundo. Torna-se pesquisador, autônomo, participativo, cooperativo e comprometido. Desenvolve a reflexão crítica -localiza e reflete sobre a informação. Intervêm na realidade, interagindo, estabelecendo relações e articulando conhecimentos. Assume o controle do seu processo de aprendizagem, decidindo junto o rumo do processo.
O professor é visto como alguém que também aprende, integrante do processo de aprendizagem, investigador, facilitador, instigador, problematizador, orientador, articulador
do processo de aprendizagem. Exibe comportamento interativo - educador, animador da inteligência, da aprendizagem.
A aquisição de conhecimento ocorre em qualquer lugar, a qualquer hora na sociedade interligada, em rede, não-linear, nem previsível,
incompatível com a idéia de caminhar do mais fácil para o mais difícil.
O paradigma é da construção do conhecimento.
(copydesk)
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