A atenção pressupõe um significado. Estar atento, prestar atenção, exige escutar, ouvir a vibração produzida pelo movimento, através do princípio do estímulo, pela própria alma. Pois tudo que existe tem som, é vibração, possui alma vibratória, integra a harmonia, podendo ser ouvido, uma vez que sejamos alertados ou treinados para isso.
Na questão de se saber proferir a verdade com a mais absoluta certeza, ou na questão de se preferir a constatação da multiplicidade e do movimento de todas as coisas; tais questionamentos podem ser abordados como o problema da competição entre o inteligível (dotado de segurança e certeza, isto é, a pura afirmação do ser); e, o sensível, mutável, variado, arriscando o saber.
Tanto outrora quanto para a nossa contemporânea ciência materialista, o mundo sensível é suscetível de conhecimento, de inteligibilidade. Neste ponto, temos somente que aprender o alfabeto adequado para lermos as coisas. De modo efêmero, estamos num mundo em constante e desde sempre em marcha. Muitas lacunas há para serem preenchidas: o que aprender, relembrar, redescobrir. E, sob este aspecto, o corpo, se é um entrave, também é o ponto de contato com o real, com as coisas a redescobrir.
Trata-se, por conseguinte, de se dispor a saber qual é o 'som' de cada coisa, qual é o seu 'tom', significando, assim, conhecê-la. Entretanto, ao mesmo tempo, é ainda conhecer a sua 'cor', saber qual é a sua 'área'.
Há uma sinonímia na identificação dos termos 'cor' (usual nas artes plásticas); 'tom' (pertencente tanto às artes plásticas como à acústica e à música; e 'superfície' ou 'área' (mais encontrados nos fundamentos da geometria). Os mesmo termos ígualmente indicam a pele, o revestimento vibrante do corpo, da mesma maneira que os variados instrumentos de percussão.
São vocábulos compreendidos, em geral, restritivamente, assimilados apenas como o equivalente a cor. Todavia, se referem, antes, à tonalidade. E, por efeito, podem significar tanto a 'cor' (da pele, por exemplo) quanto o 'som' que lhe é característico (pela tensão que regula o grau de vibração, num atabaque, nos bongôs ou em diversas peças de uma bateria, por exemplo.Ora, não é difícil observar que a pele, tensionada (pressionada) tem sua cor alterada.
A música, nestas considerações, concede aos homens a revelação de verdades e clareza que, sozinhos,talvez jamais alcançassem. É justo pensar então que o universo das relações sonoras e rítmicas ao qual chamamos 'música' não é exclusivo de suas influências; e muito embora as atividades musicais "sonoras" sempre aparentassem permanecer no terreno dominado por elas, a outras atividades podem ser acrescentadas. Atividades essas denominadas indiferentementes 'artes', 'atividades artísticas' e 'técnicas'.
O exercício da música em toda a sua nobreza é a grande inspiração das demais especializações, não limitada às atividades artísticas enquanto gênero.
É por intermédio da memória que a alma está capacitada a sair da ignorância e se capacitar. Não por outra razão, em sentido amplo, é a música meio e instrumento da própria memória, a conferir à alma a aptidão de aprender sempre mais, dando-lhe as disposições necessárias ao aperfeiçoamento em contínua evolução.
(Caos Markus)
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