REMETENTE e DESTINATÁRIO alternam-se em TESES e ANTÍTESES. O ANTAGONISMO das CONTRADITAS alçando vôo à INTANGÍVEL verdade.
quinta-feira, 5 de agosto de 2010
SEXTA-FEIRA, 20 DE AGOSTO DE 2010: "UM FORASTEIRO"
Qual peculiaridade apresenta a conduta de um 'forasteiro' que procura interpretar o 'padrão cultural' de um 'outro grupo', nele buscando se integrar?
A dificuldade desse 'forasteiro' tão-somente exacerba a situação já conhecida por todos os homens em seu dia-a-dia. E começa a ser esclarecida quando se pode reconhecer que o saber a nos guiar é incoerente, parcialmente claro, e não isento de contradições. É incoerente porque os interesses individuais (determinantes da relevância dos objetos suscetíveis de indagação posterior) não estão integrados em um sistema coerente. Em sua rotina, o ser humano está apenas em parte interessado na clareza de seu próprio conhecimento. Além do mais, ele não deseja a verdade e não se indaga pelo correto; seu conhecimento, enfim, não é consistente. Pode a um só tempo considerar como válidas, na mesma medida, declarações de fato absolutamente incompatíveis entre si. Como pai, filho, patrão, empregado, cidadão, militante de um partido... ele pode ter as mais diversas e menos congruentes opiniões em matérias de moral, política ou economia. Estas características convergem, todas, à meta comum aos homens em geral, qual seja, a de pensar e agir, costumeiramente, como sempre se fez. Isso significa manter utilizável o estoque de fórmulas às quais -quando necessário- sempre se recorrerá. A inadaptação típica do 'forasteiro' ocorre porque suas receitas não se conciliam (na maioria das vezes têm sentidos opostos) com as do 'grupo' a que procura se incorporar. Da mesma maneira como túmulos e lembranças não podem ser transferidos nem conquistados, é estabelecida entre o 'forasteiro' e o 'outro grupo' uma inevitável e perene descontinuidade. O obstáculo só será removido se o 'forasteiro' quiser (e conseguir!) assumir as "regras' do 'outro grupo'.
Tudo isso aparenta ser de fácil entendimento. Todavia, por indispensável, não se deve olvidar. Há que se distinguir, antes, os personagens (o 'outro grupo' e o 'forasteiro') pertencentes ou à sociedade 'central' ou à 'periférica', nas diferentes expectativas dos seus atores face a diversidade 'cultural' entre eles.
(Caos Markus)
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