SE A HISTÓRIA NÃO É CÍCLICA, O CAPITALISMO NÃO É MAIS QUE ISTO
Também outrora o poder e a ganância destruiram as concepções estóicas de um estado de natureza, no qual inexistiriam fronteiras e distinções entre os homens. Época em que, paradoxalmente, o poder ideal do Estado Universal prestou-se à busca da felicidade coletiva, e ao mesmo tempo à ânsia e manutenção dos privilégios dos que nesse período histórico detiveram para si o poder, longe de beneficiar a todos igualmente. Ora, somente no Direito Natural, revestido da essência da idéia do direito, é possível a racionalidade, mesmo encarnando tendências à codificação e ao entendimento da jurisprudência como dogmática. Pois, presente também a concepção de que o direito é o justo, quer no 'justo natural' quer no 'legal'. Os preceitos, enfim, que impregnariam o conteúdo do direito ocidental. Direito esse inserido no Estado-império, fruto da evolução histórica, onde a 'Cidade-Estado', idealizada pelos filósofos gregos Platão e Aristóteles, sofreu drásticas mudanças. A nova espécie de Estado evolui ao tempo da evolução política de Roma. A fase original dos negócios romanos foi a de uma aristocracia de tipo muito pronunciado; e a história interna de Roma, por dois séculos e meio (desde a expulsão do último rei etrusco,Tarquínio, o Soberbo, até o início da primeira guerra púnica, em 264 A.C.), consistiu na luta pela supremacia de duas ordens: a patrícia e a plebéia.
Essa luta apresentava uma estreita semelhança com a que se processou entre a aristocracia e a democracia nas Cidades-Estados da Grécia. Como na Grécia, classes inteiras da comunidade, os escravos, os libertos, os homens livres pobres ou sem propriedades , os estranhos ou estrangeiros, jamais participaram da luta, deparando-se completamente alheios ou abaixo do conflito. Os patrícios fizeram uso mesquinho de sua vantagens políticas, enriquecendo-se através das conquistas nacionais, à custa não somente do inimigo derrotado como também dos plebeus pobres que, tendo abandonado as suas terras, endividaram-se durante o serviço militar. Os plebeus foram excluídos de qualquer participação nas terras conquistadas; os patrícios as dividiram entre si. A existência do dinheiro, por outro lado, aumentou consideravelmente as facilidades do usuário e as dificuldades do devedor por empréstimo.
E A HISTÓRIA NÃO É CÍCLICA?! ENTÃO, ELA REFLETE -NÃO SE PODE DUVIDAR-'ANALOGIA' ENTRE OS SEUS FATOS, NO DECORRER DOS SÉCULOS.
(Caos Markus)
Nenhum comentário:
Postar um comentário