REMETENTE e DESTINATÁRIO alternam-se em TESES e ANTÍTESES. O ANTAGONISMO das CONTRADITAS alçando vôo à INTANGÍVEL verdade.
quinta-feira, 28 de agosto de 2014
SEXTA-FEIRA, 12 DE SETEMBRO DE 2014: "UNIDADE E IDENTIDADE"
Toda palavra é antes de tudo uma generalização.
A generalização é um ato verbal do pensamento excepcional, porque reflete a realidade em um modo diferente de como ela é cogitada nas sensações e percepções imediatas.
O significado da palavra possui na sua universalização um ato de pensamento. Ao mesmo tempo, é um ato de linguagem, pois um termo sem acepção é apenas um som vazio.
O sentido é, simultaneamente, fenômeno do conteúdo semântico e do juízo de valores, considerado enquanto um exemplar da concepção verbalizada.
A comunicação só ocorre na medida em que se é capaz de transmitir ao outro, através de vocábulos articulados, uma impressão.
Quando uma pessoa está sentindo algo e quer comunicar isso a outrem, só o conseguirá se generalizar e nomear sua vivência, classificando conhecimentos instantâneos em determinada classe de condições observadas pelo seu interlocutor.
A palavra é compreendida, então, não só como unidade do pensamento e da linguagem, mas também como identidade da generalização comunicativa do raciocínio precedente.
(Caos Markus)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário