REMETENTE e DESTINATÁRIO alternam-se em TESES e ANTÍTESES. O ANTAGONISMO das CONTRADITAS alçando vôo à INTANGÍVEL verdade.
sexta-feira, 12 de outubro de 2012
QUARTA-FEIRA, 17 DE OUTUBRO DE 2012: "A ALFABETIZAÇÃO NO SÉCULO XXI"
A alfabetização nunca foi tão necessária para o desenvolvimento; é essencial para a comunicação e a aprendizagem de todos os tipos, e uma condição de acesso fundamental às sociedades do conhecimento de hoje. Com o aumento das disparidades socioeconômicas e as crises mundiais de alimento, água e energia, a alfabetização é uma ferramenta de sobrevivência em um mundo de concorrência acirrada. Conduz ao empoderamento, e o direito à educação inclui o direito à alfabetização – requisito fundamental para a aprendizagem ao longo da vida e um meio vital de desenvolvimento humano e de consecução dos objetivos
de desenvolvimento deste milênio.
As formas de avaliação dos graus de alfabetização estão cada vez mais focadas no que as pessoas realmente conseguem fazer em termos de leitura e escrita, usando testes diretos. Esses métodos, se afastam da dicotomia alfabetização/analfabetismo e se aproximam de um continuum de graus de alfabetização, assim permitindo um foco melhor para os programas.
É preciso construir uma cultura consistente de monitoramento e avaliação global, nacional e programático, que documente o progresso, indique estratégias eficazes e os principais desafios, e demonstre onde a alfabetização se insere em uma ação educacional mais ampla, particularmente no contexto não formal.
São necessários mais estudos sobre os custos da alfabetização e do analfabetismo para mostrar qual nível de financiamento é realmente necessário para garantir a alfabetização de qualidade, e quais recursos socioeconômicos são atualmente desperdiçados devido ao analfabetismo e baixo grau de alfabetização.
Dadas as múltiplas conexões da alfabetização e suas dimensões complexas, as parcerias para a alfabetização devem reunir governos, sociedade civil, comunidades, setor privado, universidades e agências internacionais.
(Caos Markus)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário