MÚSICA, O "SITE DE RELACIONAMENTO" DO HOMO-SAPIENS
MUITO ANTES DA INTERNET, HÁ 40 MIL ANOS, PELA MÚSICA, CONSTITUIRAM-SE AS PRIMEIRAS REDES SOCIAIS
A MELODIA, E NÃO A LINGUAGEM ARTICULADA, APROXIMOU OS HOMENS ENTRE SI
Flautas feitas de osso de passarinhos e dentes de marfim de mamutes, encontradas em uma caverna no sul da Alemanha, são, confirmadamente, os instrumentos musicais mais antigos utilizados pelo ser humano.
Através de datação por carbono, compovou-se que essas flautas têm entre 42 mil e 43 mil anos de idade, da mesma época em que o homo-sapiens iniciou a ocupação da Europa.
Este achado sugere que os humanos modernos teriam chegado ao Danúbio Superior antes de uma fase climática de frio extremo ter atingido a região, entre 39 mil e 40 mil anos atrás.
Acreditava-se eté então na presença do homo-sapiens no local somente após esta onda de frio.
Constata-se agora, o rio Danúbio foi uma importante passagem no trajeto da movimentação dos humanos, proporcionando, consequentemente, inovações tecnológicas no centro da Europa, há 40 mil e 45 mil anos.
Argumentação científica, os instrumentos musicais tiveram destacada função voltada a rituais religiosos ou com objetivos de entretenimento. A música teria sido um dos fatores a distinguir os homens modernos e os neandertais, extintos em grande parte da Europa há cerca de 30 mil anos.
À música atribui-se então habilidade para manutenção, em priscas eras, de redes sociais de grande porte, influeciando uma capacidade de expansão territorial maior do que a dos neandertais.
(copydesk, Caos Markus)
Nenhum comentário:
Postar um comentário