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quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

TERÇA-FEIRA, 24 DE DEZEMBRO DE 2013: "A REALIDADE NOVA"

Uma escola é nova quando tem educadores, materiais, atividades e ambientes 
de aprendizagem - físicos e virtuais - acolhedores, estimulantes e desafiadores 
para os alunos. 
Profissionais acolhedores: diretores, coordenadores, professores que se 
preocupam com os alunos, que os conhecem, conversam, interagem. 
Uma escola é nova quando mantém a mesma equipe unida por bastantes 
anos, quando se percebe que todos se apóiam e há uma gestão 
democrática, proativa e empreendedora. Profissionais bem preparados, 
atualizados, evoluídos. Bem remunerados, escolhidos entre os melhores 
e que gostam de ser educadores. 
Ambientes acolhedores: aconchegantes, afetivos, equipados. Salas de 
aula multifuncionais, que se modificam rapidamente para diferentes 
atividades. Salas de aula conectadas com tecnologias móveis. Escola que 
equilibra atividades presenciais e virtuais, tecnologias simples e 
tecnologias digitais, onde se aprende também em casa, no bairro, nas 
comunidades de prática, nas redes sociais, com ativa participação dos 
pais. 
Uma escola onde os materiais principais estão disponíveis e são 
apreendidos de múltiplas formas, com técnicas diferentes, atrativas, 
simples e complexas. Escola que estimula múltiplas leituras de múltiplos 
textos de múltiplas formas: impressos, digitais, multimídia; simples e 
complexos; com histórias e conceitos; multi-textos significativos 
contextualizados, compartilhados, reinterpretados, co-produzidos 
presencial e digitalmente, publicados, vivenciados. 
Conteúdos articulados a muitos desafios, projetos inovadores, com muita 
ênfase em pesquisa, compartilhamento, discussão, produção, sínteses, 
práticas refletidas, colaborativas, com flexibilidade de espaços e tempos, 
de momentos presenciais e virtuais, com atividades grupais e individuais, 
com bastante feedback, atenção, cuidado. 
Uma escola que integra o melhor do presencial e do virtual, que trabalha 
primeiro as atividades através de ambientes e aplicativos digitais e que 
aprofunda e finaliza cada assunto mais importante na sala de aula, com 
os professores-orientadores. 
Uma escola em que as aulas com tablets, netbooks e smartphones são 
focadas, além de temas relevantes, em projetos colaborativos, onde os 
alunos aprendem juntos, realizam atividades em ritmos e tempos 
diferentes. Os professores descem do pedestal e desempenham 
fundamentalmente o papel de orientadores. Saem do centro, do estrado, 
da lousa para circular, orientando os alunos individualmente e em 
pequenos grupos nas atividades de pesquisa, análise, apresentação, 
contextualização e síntese, de forma semi-presencial. 
Uma escola pluralista num mundo complexo, que mostra visões, formas 
de viver e diferentes possibilidades de realização pessoal, profissional e 
social, que nos ajudem a evoluir sempre mais na compreensão, vivência 
e prática cognitiva, emotiva, ética e de liberdade. 
Essa nova escola ainda está em construção, mas é urgente nosso envolvimento 
em concretizá-la, para conseguir atrair as crianças e os jovens, que até agora só 
conheceram, na educação formal, modelos analógicos, anacrônicos e 
envelhecido.

(Caos Markus)

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