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segunda-feira, 1 de julho de 2013

DOMINGO, 7 DE JULHO DE 2013: "AÇÃO INTENCIONADA"

O conhecimento humano, dependente com frequência de diferentes referencias, é explicado diversificadamente em sua gênese e desenvolvimento, condicionado em pluralidades conceituais do 'homem, do mundo, da cultura, sociedade e educação'.
Dentro de um mesmo paradigma, é possível haver abordagens múltiplas, prevalecendo em comum apenas os variados primados: ora do objeto, ora do sujeito, ora da interação de ambos. Desiguais posicionamentos pessoais deverão derivar desigualdades em arranjos de situações ensino/aprendizagem, gerando tangenciais ou antagônicas ações educativas, partindo-se do pressuposto de que é sempre intencional cada ação individualmente exercida por docentes em situações planejadas.
Subjacente à ação, restará presente (implícita ou explicitamente, de forma articulada ou não) um substrato teórico a embasar conceitos de 'homem, mundo, sociedade, cultura, educação' e, compreendido enquanto resultado desse processo, a efetiva 'assimilação do conhecimento', perceptível, então, através da subsequente 'produção do saber pelo próprio aluno'.

(Caos Markus)



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