Páginas

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

SEXTA-FEIRA, 4 DE JANEIRO DE 2013: IMPENSADAMENTE"



Os sábios acreditam que há hierarquia de feitos, podendo existir entre eles uma ordem criteriosa. Eles têm razão, uma vez que sem isso não haveria Ciência, de há muito confirmada a sua existência. É suficiente abrir os olhos para ver: as conquistas da indústria, a enriquecer tantos homens práticos, jamais teriam surgido, se estes homens práticos não tivessem sido precedidos por loucos desinteressados que morreram pobres, ocupados apenas em dedicarem-se à engenhosidade, e não à utilidade de seus empreendimentos.
Estes loucos têm economizado a seus sucessores o trabalho de pensar. Logo, pois, a maior parte dos homens não gosta de pensar, e isso, por outro lado, é um bem, posto que o instinto os guia. Mais amiúde, acima da razão, nos guiaria uma inteligência pura, sempre que se buscasse um fim imediato. Pois, o instinto é rotina, e se pensamento não o fecundasse, não progrediria mais no homem que na abelha ou na formiga.
É necessário, então, pensar por aqueles que não querem pensar. E como estes são numerosos, é preciso que cada um dos nossos pensamentos seja o mais útil possível. Por isto,  uma norma será tanto mais sábia quanto mais geral e ampla seja.

(Caos Markus)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SER OU NÃO SER, EIS A SUGESTÃO!