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quarta-feira, 25 de abril de 2012

QUINTA-FEIRA, 24 DE MAIO DE 2012: "POPULAÇÃO NA LOGOMARCA"

Não há mais que se falar em uma 'tipologia' do brasileiro. Aqui,"O Espírito das Leis" é espectro; refoge à base moral apregoada por Montesquieu. No Brasil, ante dúvida entre Rousseau e Hobbes, há muito foi anexado adendo ao "Contrato Social". E por efeito, se o homem (o brasileiro, no caso) ainda não é de todo "o lobo do homem", muitos são os 'tolos em pele de cordeiro'. Ora, de tanto importar 'tipos' (extraídos de contextos que não guardam correspondência alguma com a nossa realidade, nem sequer a 'imaginária'), temos arraigado na índole nacional um impreciso "logus". É a 'marca' do país, a nos proporcionar visões do Paraíso, distantes que estamos da compreensão de Sérgio Buarque de Hollanda. Imagens, contudo, atribuídas a um vago Eldorado, de vasta estratificação social, onde o segmento cuja renda familiar é R$ 3.500,00 já é classificado 'classe média'. Eis, afinal, o 'conceito' (termo na maneira utilizada em propaganda e marketing) da "Logologia" brasileira. Ao invés de um povo identificado por sua estirpe, tão-somente a população reconhecida numa logomarca. (Caos Markus)

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