Páginas

sábado, 9 de outubro de 2010

SEXTA-FEIRA, 12 DE NOVEMBRO DE 2010: "OFICIOSA"

Seria (in) crível se não fosse cruel realidade: o Brasil não é só um país de contrastes, como tanto já se falou; é também ou principalmente, lugar onde se contrastam dois dircursos -o oficial e o oficioso. A nossa História real é quase toda oficiosa.
(Caos Markus)

QUINTA-FEIRA, 11 DE NOVEMBRO DE 2010: "SUPERAÇÃO"

Quem é capaz de aproximar 'intenção' e 'gesto', como o fez Ernesto, tornando úteis as palavras, em direção à praxis; quem constrói um monumento à posteridade na História da Civilização Humana, como o fez Guevara; pessoa assim, homenageando a liberdade vívida, conheceu o porquê da honraria em ser chamado o "Che". Ernesto 'Che' Guevara é uma condição, a do 'humano' que se confirma pela auto-determinação. Biografá-lo tem sua importância, mas 'mostrá-lo' ("minha mãe que o amou tanto e nos mostrou o melhor de nosso pai") é superar recordações, caminhando "Hasta la victoria siempre". (Caos Markus)

QUARTA-FEIRA, 10 DE NOVEMBRO DE 2010: "QUESTÃO"

HONESTIDADE É QUESTÃO DE FORO ÍNTIMO. POR ISSO, A SUA VERDADE PODE ATÉ COINCIDIR COM A MINHA, MAS ISTO NÃO SIGNIFICA QUE EU DEVA CONCORDAR COM VOCÊ.

(Caos Markus)

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

TERÇA-FEIRA, 9 DE NOVEMBRO DE 2010: "ASTRONAUTAS?"

ERAM OS DEUSES MAGISTRADOS? Ação é extinta por não ter versão em papel Os diferentes níveis de informatização das três esferas da Justiça no país - federal, estadual e trabalhista - geram situações inusitadas. Em Santa Catarina, a juíza Daniela Tocchetto Cavalheiro, do Juizado Especial Federal de Laguna, extinguiu um processo que tramitava por meio eletrônico, sem resolução do mérito, pela impossibilidade de devolvê-lo à Justiça Estadual. "Os autos físicos provenientes da Justiça Estadual não foram encaminhados para este juízo", justificou. ALÔ, CÂMBIO! A ação, que discute o fornecimento de medicamento, chegou à Justiça Federal porque o Estado de Santa Catarina, em sua contestação, requereu a inclusão do governo federal no polo passivo. Por essa razão, o juízo estadual declinou da competência. Mas a juíza entendeu que não havia necessidade de incluir a União na lide e, sem ter como remeter os autos, optou pela extinção. O relatório Justiça em Números, divulgado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), mostra que a Justiça Federal está mais avançada na informatização. O índice de processos eletrônicos, calculado sobre os casos que ingressaram em 2009, foi de 61%. Na Justiça Estadual, a média foi de 4%.
(Caos Markus)

SEGUNDA-FEIRA, 8 DE NOVEMBRO DE 2010: "ALGOZ"

Há, sim, os que, sublevados, não hesitam em resistir. Porém, sendo a crueldade da própria natureza do algoz, ninguém o convencerá do contrário.
(Caos Markus)

DOMINGO, 7 DE NOVEMBRO DE 2010: "JACAREHY"

ATHENAS PAULISTA - TERRA DOS BISCOUTOS - MANCHESTER PAULISTA ....
...ATHENAS PAULISTA - TERRA DOS BISCOUTOS - MANCHESTER PAULISTA ATHENAS PAULISTA - TERRA DOS BISCOUTOS - MANCHESTER PAULISTA...
JACAREHY
JACAREHY
JACAREHY
CAPITANIA DE ITANHAEM
(Caos Markus)

SÁBADO, 6 DE NOVEMBRO DE 2010: "PREVISIBILIDADE DO CONFLITO"

O poder é um 'meio' -simbolicamente generalizado- de comunicação. 'Meio' que independe da submissão concreta, tanto quanto do efeito obtido por seu 'detentor'. Enquanto 'código', 'signo', o poder realiza (de ambos os lados e ao nível de ação dos opostos) redução de complexidade, ou seja, é o 'detentor' do poder quem se mobiliza para usá-lo. E, como consequência, não é o poder 'instrumento' de uma 'vontade' sobre a outra, mas, sim,'meio comunicante' a instrumentalizar sua 'vontade' previamente produzida. Este querer, contudo, invariavelmente cede lugar à imposição, face ao vínculo estabelecido. Assim, se espera do 'submetido' -o sujeito passivo do poder- a 'escolha' da sua própria ação, no objetivo de alcançar a auto-determinação. Entretanto, é exatamente neste pressuposto que contra ele são dirigidos elementos do 'detentor' do poder, posto que este último também se auto-determina. Por efeito, na relação entre os dois, resta postulada a probabilidade de previsível e localizada divergência. Instala-se, então, o conflito.
(Caos Markus)

SEXTA-FEIRA, 5 DE NOVEMBRO DE 2010: "PUBLICACIÓN"

Tu publicación en el blog "QUEM DIZ A LEI" se acaba de destacar en La Revista de Marcela. La Revista de Marcela Publicaciones destacadas O pensamento realista, se comparado ao formalista, é iconoclasta. Ainda assim, cuida de construir os seus próprios ídolos. No campo jurídico, esse pensamento determina a atitude do magistrado fundada em um 'ato de vontade'. E, como fontes dessa vontade, são considerados todos os motivos suscetíveis de influenciar seu modo de decisão. No caso, até mesmo a lei é utilizada apenas como escusa, de forma a permitir o acobertamento "técnico … Continuar Agregado por Marcus Moreira Machado el octubre 7, 2010 a las 8:31am
(Caos Markus)

QUINTA-FEIRA, 4 DE NOVEMBRO DE 2010: "UFANIA"

UFANIA POVO MEQUETREFE DESTA PORCA-MISÉRIA SEM EIRA NEM BEIRA: QUANTO BLEFE! QUANTA BESTEIRA!
(Caos Markus)

terça-feira, 5 de outubro de 2010

QUARTA-FEIRA, 3 DE NOVEMBRO DE 2010: "CIDADANIA POSTERGADA"

A definição acerca dos candidatos com "ficha suja" somente será determinada com a indicação, pelo Presidente da República, de um 11º ministro para o Supremo Tribunal Federal, a este, então, cabendo o desempate da questão. E, segundo Ricardo Lewandowski,presidente do TSE, decidir sobre essa indicação é prerrogativa do máximo mandatário do país, que a tomará quando entender oportuno, para, após passar pelo crivo do Senado. Advertiu ainda o ministro do TSE que a decisão final depende mesmo do STF. Depois, serão julgados os casos de candidatos que foram impugnados pela Lei da Ficha Limpa até a data de diplomação dos eleitos. A indefinição acarreta a suspensão de mais de 11,5 milhões de votos, o total (divulgado pelo TSE) à espera de confirmação, considerando os recebidos nas urnas por políticos que tiveram a candidatura indeferida com base na Ficha Limpa. A DECISÃO FINAL SOBRE A LEI DA FICHA LIMPA PODE ALTERAR O RESULTADO DAS ELEIÇÕES para o Senado em três estados: Pará, Paraíba e Amapá. A situação é mais grave no Pará, onde dois senadores barrados pela lei tiveram votos suficientes para se eleger, podendo levar o TRE a convocar novas eleições para o Senado no Estado. Isso porque os votos dados a ambos os candidatos somam 57,2% do total, e a lei prevê que, se mais de 50% dos votos forem declarados nulos, deverá se realizar novo pleito. Além do Senado, a eleição para a Câmara dos Deputados, em vários estados, também depende de decisões judiciais, como o caso do primeiro colocado no Rio de Janeiro, e o do terceiro, em São Paulo. As indefinições quanto à aplicação da lei aos candidatos às eleições deste ano atingem as assembleias legislativas de todos os estados, além da Câmara do Distrito Federal. Apenas no Ceará, há 47 candidatos à Assembleia que foram impugnados pela lei. Afirma o presidente do TSE que haverá prioridade absoluta para os candidatos com registro indeferido, com o objetivo de "não criar maiores embaraços para aqueles que esperam ser diplomados". Todavia, mesmo diante de tão formidável descalabro, o ministro declarou: "A Lei da Ficha Limpa teve efeito saneador; independentemente do resultado final, a lei teve um efeito absolutamente moralizador". MAS... POSTERGAR A CIDADANIA, ATRAVÉS DE AFRONTA AO ELEITOR, ISSO É "MORALIZADOR"?!!! (Marcus Moreira Machado)

TERÇA-FEIRA, 2 DE NOVEMBRO DE 2010:"A DEBILIDADE DO ESTADO BRASILEIRO"

Buscando a reordenação jurídica e uma nova organização judicial, o Estado brasileiro tem atuado primariamente, quer por meio da edição de normas estruturais e programáticas, quer através da expansão de vasta legislação dispositiva condicionada a conjunturas marcadas pela especificidade e transitoriedade, de modo a inflacionar, pode-se assim dizer, o sistema jurídico, acarretando o grave comprometimento da clareza, da objetividade e do rigor lógico dos padrões legais de conduta. Por esta mesma causa, num suposto paradoxo, quanto mais procura disciplinar, a fim de estabelecer a regulação de todos os espaços, dimensões e temporalidades do sistema econômico, menos esse Estado demonstra capacidade de -recuando à avassaladora trama regulatória sabidamente intrincada- expandir seu raio de ação. Igualmente pelo mesmo motivo, não dá sinais de aptidão no sentido de mobilizar os instrumentos de que dispõe formalmente no intuito de exigir respeito às suas próprias ordens. Nessa órbita, nota-se gradual rompimento com o conceito lógico-formal fundado nos princípios da 'constitucionalidade', da 'legalidade' e da 'hierarquia das leis', em evidente violação de muitos de seus pressupostos básicos, desencadeando normatização sequencial e, ainda, um sem número de microssistemas legais inserto no ordenamento global. A codificação das normas mais recentemente editadas não traz certeza jurídica alguma, mas sim proporciona apenas variedade de "interpretações", culminando por favorecer a instrumentalização política do direito, pelos segmentos e partes em confronto. O Estado brasileiro, atualmente, vive generalizada crise de 'legitimidade', ante à sua debilitada capacidade funcional e face a sua frágil competência técnica. Prova dessa debilidade, hoje, salta aos olhos, diante de um processo eleitoral cujas diretrizes vão de encontro à negação do próprio Estado de Direito Democrático. (Marcus Moreira Machado)

domingo, 3 de outubro de 2010

SEGUNDA-FEIRA, 1 DE NOVEMBRO DE 2010: "NIHIL"

Eu entendo 'ideologia' como 'manipulação'; tanto quanto 'utopia' -observo- existe ou não, mas sempre 'em mim', jamais, 'para os outros a partir de mim'. Não fosse assim, e também anarquistas seriam 'ideológicos'. À maneira dos existencialistas, a 'permanência' (atributo da revolta) não se confunde com a 'efemeridade' (característico da revolução). A idade humana do ser de quem se diz viver em "civilização" (mesmo considerada sua ação 'não civil', via de regra, porém, beligerante) é modelar por si própria. Já ao Anarquismo, modelo algum o inspira. Porque, caso contrário, seria semelhante a um ateu (pre) ocupado em defender, em antagonismo ao crente, o "nihil" da (in)existência de (d)D(eus).
(Caos Markus)