Páginas

sábado, 28 de agosto de 2010

DOMINGO, 12 DE SETEMBRO DE 2010: "TEMERÁRIO"

HÁ ALGO MAIS TEMERÁRIO QUE A REVERSÃO DE UM PERVERTIDO CONVERTIDO ?!
(Caos Markus)

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

SÁBADO, 11 DE SETEMBRO DE 2010: "CULTURA E CULTO"

CULTURA DO CONSENSO OU CULTO AO ACORDO? Acordos de conciliação e mediação serão padronizados e permanentes em todo o país. O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) editará resolução que vai padronizar a prática da conciliação em todos os tribunais do Brasil. As mudanças incluem a implantação de serviços permanentes de mediação e conciliação nas primeira e segunda instâncias. O CNJ editou, em 2007, a recomendação Nº 8 que solicita aos tribunais de Justiça, Tribunais Regionais Federais e Tribunais Regionais do Trabalho a realização de estudos e de ações tendentes a dar continuidade ao MOVIMENTO PELA CONCILIAÇÃO. A ideia é "ampliar o acesso à Justiça" por meio da conciliação, através da solução de conflitos de forma instrumental, e não de maneira alternativa. Conforme o órgão, A CONCILIAÇÃO É UMA POLÍTICA PÚBLICA DO CNJ na área da estruturação de serviços. Ela propicia a possibilidade de solução consensual das demandas, realizando no final a pacificação das partes. Mas, a "pacificação", o "consenso" podem ser instrumentalizados sem risco de o Judiciário exorbitar de sua função? O quê de fato pretende o CNJ? Institucionalizar uma 'CULTURA DO CONSENSO' ou um 'CULTO AO ACORDO' ?
(Marcus Moreira Machado)

SEXTA-FEIRA, 10 DE SETEMBRO DE 2010: "DECRETO"

O suicídio de Nietzsche é a ênfase do caos. Enfatizar é prosseguir. Adiante da deliberada renúncia à vida, a loucura não é desvario, é trilha aberta na eternidade sem regresso. Afinal, no sétimo dia, deus descansou, consagrando-se eterno no decreto que determinou o término da obra.
(Caos Markus)

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

QUINTA-FEIRA, 9 DE SETEMBRO DE 2010: "SER EFÊMERO"

Se... para o filósofo Guy Debord "o espetáculo consiste na multiplicação de ícones e imagens, principalmente através dos meios de comunicação de massa, mas também dos rituais políticos, religiosos e hábitos de consumo, de tudo aquilo que falta à vida real do homem comum: celebridades, atores, políticos, personalidades, gurus, mensagens publicitárias – tudo transmite uma sensação de permanente aventura, felicidade, grandiosidade e ousadia. O espetáculo é a aparência que confere integridade e sentido a uma sociedade esfacelada e dividida. É a forma mais elaborada de uma sociedade que desenvolveu ao extremo o ‘fetichismo da mercadoria’ (felicidade identifica-se a consumo). Os meios de comunicação de massa são apenas ‘a manifestação superficial mais esmagadora da sociedade do espetáculo, que faz do indivíduo um ser infeliz, anônimo e solitário em meio à massa de consumidores’"; Se... o artista Andy Warhol ("No futuro todos seremos famosos por 15 minutos") trata da banalização das imagens, da perda do choque, temas como morte, suicidio, criminosos sendo comparados a celebridades, mostram que o artista tem uma postura de apologia ao consumismo. Ele é a prova estética do processo de absorção por parte do capitalismo perante todos os movimentos de revelação, principalmente o dadaismo. Se... na filosofia de Ortega y Gasset "eu sou eu e minhas circunstâncias"; SOMOS APENAS FRUTOS DE QUALQUER EFÊMERA (adj.-'que só dura um dia: inseto efêmero'; fig.- 'de pouca duração: felicidade efêmera') CONDIÇÃO ?! AS "CRIATURAS" CONDICIONADAS DE "DEUSES" CONDICIONANTES !?

(Marcus Moreira Machado)

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

TERÇA-FEIRA, 7 DE SETEMBRO DE 2010: "MIMETISMO"

Muito do que chamamos "convivência", é apenas sui generis espécie de "mimetismo social" da conivência e da conveniência.
(Caos Markus)

terça-feira, 24 de agosto de 2010

SEGUNDA-FEIRA, 6 DE SETEMBRO DE 2010: 'CASTAS E POVO"

NO 'ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO', DE QUEM É O DIREITO ?! Criado para promover o controle externo do Judiciário, o Conselho Nacional de Justiça, distanciando-se de sua função, passou a legislar sobre matérias que fogem à sua competência. Agora, está impondo normas que se sobrepõem à própria Lei Orgânica da Magistratura... Nacional. Com a justificativa de regulamentar as férias dos juízes, o órgão os autorizou a "vender" 20 dias, permitindo à corporação embolsar uma quantia considerável a mais por ano. A decisão do CNJ consagra um privilégio, abrindo perigoso precedente, pois as demais categorias do funcionalismo podem - em nome da isonomia - exigir o mesmo, além da regalia de 2 meses de férias por ano, já concedida a juízes e promotores. Essa "venda" representa um aumento disfarçado de vencimentos. A Constituição Federal proíbe os órgãos do Judiciário (o CNJ, inclusive) de legislar sobre matérias de caráter administrativo. Nesse sentido, recente Súmula do STF afirma que questões funcionais da magistratura só podem ser disciplinadas por lei ordinária aprovada pelo Legislativo, e não por decisão administrativa. Ora, o conceito de Estado Democrático de Direito Social deve ser entendido como uma estrutura jurídica e política, e como uma organização social e popular, em que os direitos sociais e trabalhistas seriam tratados como direitos fundamentais. Percebe-se, sobram castas e falta povo no Estado brasileiro.
(Marcus Moreira Machado)

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

DOMINGO, 5 DE SETEMBRO DE 2010:

SE QUERER É PODER, EU POSSO NÃO QUERER, DO PODER, O MONOPÓLIO DA MANIPULAÇÃO.
(Caos Markus)

domingo, 22 de agosto de 2010

SÁBADO, 4 DE SETEMBRO DE 2010: "MANIPULAÇÃO"

Da mesma maneira como não se pode confundir 'velharia' (na conotação de 'antiquado') com 'antiguidade' (no sentido de 'precioso'), não há porque entender 'tradicional' (o patrimônio cultural imaterial de um povo) como sinônimo de 'conservador' (o favorável à manutenção de uma determinada situação; que se op...õe a mudanças radicais). E, muito menos, 'radical' (referente à base, ao fundamento, à origem) com 'intolerante', que também não significa 'intransigente'. A generalização de acepções é, não raro, instrumento de manipulação ideológica.
(Caos Markus)