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quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

SÁBADO, 22 DE DEZEMBRO DE 2007: "O ENSINO PROCESSADO".

Em seu pioneirismo, Piaget se destaca pela identificação do ensino como efetivo processo. 'Processo' nos seus aspectos de 'bilateralidade'; ou até mesmo de 'trilateralidade'. Com Piaget, rompe-se o condicionamento tão próprio à idéia preconcebida de educação, forjada apenas no étimo do vocábulo, isto é, significando "condução". Por isso, a conjugação do 'individual' com o 'coletivo'. O grande mérito de Piaget: ele não exalta oprimidos e não enaltece opressores; antes, dá ênfase à intersecção do singular no plural, possibilitando que as identidades não sejam construídas a partir da "condução", mas possam, sim, ser auto-reconhecidas através da 'orientação'. (Marcus Moreira Machado)

3 comentários:

  1. Sem dúvida alguma, o ato de educar acarreta inevitavelmente o autoconhecimento, decorrente da necessidade de o educador revisitar seus próprios conhecimentos e conceitos. Além disso, implica em outro ato, aquele concernente em receber do aluno, suas impressões pessoais e seus "feedback" sobre o tema, capazes de redesenhar o avião do ensinamento em pleno vôo.
    Abraço.

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  3. Cristiano,

    Com certeza, seu comentário superou o trivial de um mero argumento opinativo, alcançando 'status' de inédito e expressivo texto.

    Muito grato.
    Marcus Moreira Machado
    Fraternas saudações!

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