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terça-feira, 18 de setembro de 2007

CAUSA PRIMEIRA, CAUSA SEGUNDA

Para a Lógica, a razão é a faculdade de descobrir as relações necessárias das coisas, formuladas em determinado número de princípios, quer na ordem 'Lógica' ,propriamente dita, quer na sequência da 'Metafísica'. Buscando, pois, as primeiras verdades, a Lógica afere (pelo princípio de identidade) que toda causa é idêntica a si mesma. E então pondera (através da 'não contradição') que uma coisa não pode ao mesmo tempo e sob o mesmo aspecto ser e não ser. A Lógica avalia ainda (pelo princípio do terceiro equivalente) que duas coisa idênticas a uma terceira são idênticas entre si. Além do que (princípio da capacidade) 'tudo o que contém uma coisa contém o seu conteúdo'. Já pela sequência da 'Metafísica', tudo tem sua razão de ser; tudo o que começa a existir tem a sua causa; em substância, o que é permanente, existe por si e em si; toda causa primeira confirma a causa segunda; tudo é conduzido para um fim; tendente para o mais simples. São princípios, os da Metafísica, que, sujeitos a uma nova ordem, estabelecem a harmonia do universo. A Lógica observa também que na 'substância' o permanente, existindo em si e por si, não precisa de sujeito que se lhe agregue, enquanto modo ou qualidade dessa mesma substância. É a partir da essência, consequentemente, que se dá a constituição e a especificação de um ser, dentro de uma espécie ou gênero, distinguindo-os dos seres de outras espécies e demais gêneros. Por conseguinte, determina que 'o ser seja o que é' por meio da diferença que possui com outros seres das outras espécies. O 'ser' é assim contido em sua peculiaridade de 'ente'. Finalmente, será a partir da REALIZAÇÃO DA ESSÊNCIA que ocorrerá A EXISTÊNCIA.
Marcus Moreira Machado

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